CAMINHOS DA DANÇA NAS RUAS DE PELOTAS: Uma Semente Capaz de Brotar Diálogos Poéticos

Débora Souto Allemand, Carmen Anita Hoffmann

Resumo


O presente texto refere-se ao projeto de extensão caminhos da dança na rua, do Curso de Dança-licenciatura, da UFPel, realizado em 2015. Surgiu de inquietações e desejos acerca da relação poética das pessoas entre si e com o espaço público – arquitetônico e urbano –, que remontam da trajetória dança-arquitetura. O momento de vida proporcionou o encontro e compartilhamento de duas arquitetas-bailarinas ou bailarinas-arquitetas, ambas com interesse na interdisciplinaridade das áreas. O tema central do trabalho propôs diálogos entre a cena de dança e o cotidiano da cidade para participantes chamados a partir de divulgação nas redes sociais. Como aporte teórico foram utilizados os autores: Jacques (2002), Souza (2011), Rancière (2005), Freitas (2011) e Miranda (2008). O projeto desenvolveu-se em 15 encontros em forma de aulas, que foram mescladas entre “espaços seguros” (sala de aula) e “espaços de risco” (cidade), com experimentações de técnicas de conscientização corporal, buscando a relação dos participantes entre si, e com o espaço público, quanto à sua fisicalidade e características sociais, refletindo em diferentes poéticas, disponibilizando à comunidade o encontro com as ações que foram frutos do ensino e da pesquisa desenvolvidos, produzindo um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado. Percebeu-se, nos espaços vivenciados, uma Pelotas que surgiu a partir do contato do corpo dos participantes com o corpo da arquitetura e da cidade, onde um transformou o outro constantemente.


Palavras-chave


Cidade; Dança; Arte de Rua

Texto completo:

PDF

Referências


BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. 2002, n.19, pp. 20-28.

FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FREITAS, Vanilto Alves de. Para Uma Cidade Habitar Um Corpo: Proposições de Uso do Espaço Urbano e seus Acréscimos na Formação do Artista Cênico. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: UFU, 2011.

HALBAWACHS, Maurice. A memória coletiva.2ª Ed. São Paulo: Centauro, 2013.

ILDEFONSO, Élder Sereni. Estudos Cênicos Híbridos E O Corpo Em [Des]Territorialização No Processo De Urbanização.Dissertação de Mestrado Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista. São Paulo: UNESP, 2012.

JACQUES, Paola Berenstein. Quando o Passo vira Dança.In: VARELLA, Drauzio; BERTAZZO, Ivaldo;JACQUES, Paola. Maré, Vida na Favela.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

NÚCLEO AVOA. Disponível em http://nucleoavoa.com/. Acesso em: 05/12/15.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org./Editora 34, 2005.

SOUZA, Gabriel Girnos Elias de. Territórios Estéticos: a experiência do Projeto Arte/Cidade em São Paulo (1994/2002). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas, SP: Papirus, 2012.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i2.7883

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA