FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS JOGOS LÓGICOS DE TABULEIRO

Liliane Ferrari Giordani, Renato Perez Ribas

Resumo


O uso dos jogos lógicos de tabuleiro tem sido apresentado como uma alternativa curricular e como instrumento pedagógico nas escolas através da formação de professores e da realização de um formato único de Olimpíadas escolares. Foram dois anos com formações anuais em duas regiões do Estado do RS, em Porto Alegre e na região Noroeste do Estado. O que representou cerca de 110 professores formados, 60 escolas contempladas, mais de 1.000 alunos em contato direto com os jogos e as atividades propostos pelo Programa de Extensão da UFRGS denominado LoBoGames. Este segue em atividades, já tendo sido reeditado para o próximo biênio, mantendo as ações descritas neste artigo e com foco principal na produção de material de apoio e no aprimoramento da página WEB (www.inf.ufrgs.br/lobogames) a fim de promover a sua disseminação e a adoção desses jogos na rotina escolar.


Palavras-chave


Currículo Escolar, Jogos de Tabuleiro, Formação de Professores; Olimpíadas; Raciocínio Lógico; Socialização

Texto completo:

PDF

Referências


GIORDANI, Liliane; RIBAS, Renato P. Programa de Extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro. Revista da Extensão, UFRGS, n. 11, Out. 2015. ISSN 2238-0167.

GIROUX, Henry; SIMON, Roger. Cultura popular crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Currículo, Cultura e Sociedade. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2013, p. 07-140.

OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de regras e a resolução de problemas. 2. ed., Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Currículo, Cultura e Sociedade. 2. ed., São Paulo: Cortez, p. 13-45, 2013.

RIBAS, Renato P. et. al. A presença e a contribuição dos jogos lógicos de tabuleiro no Projeto Rondon. Revista Eletrônica de Extensão (Extensio), UFSC, v. 13, n. 21, 2016. ISSN 1807-0221.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i2.7869

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA