A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOB A PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS/UFPEL

Vera Lucia Bobrowski, Paulo Romeu Gonçalves, Beatriz Helena Gomes Rocha

Resumo


A extensão universitária é um processo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Este relato descreve a percepção de onze graduandos da Universidade Federal de Pelotas participantes do projeto de extensão “Feira de Ciências da Metade Sul do RS- PROEXT” sobre as contribuições das ações extensionistas para suas vidas acadêmica e profissional e para a comunidade assistida. Em suas perspectivas podemos observar que os acadêmicos entendem as atividades de extensão como o vivenciar a teoria na prática, e que esta serve de alicerce facilitando uma posterior construção de conhecimentos. E que projetos como este induzem os envolvidos a repensar a sua prática, desenvolvendo assim o senso crítico para intervir e contribuir para a comunidade em que estão inseridos. Só a atuação em projetos de extensão permite o entendimento do verdadeiro significado da articulação entre ensino-pesquisa-extensão.


Palavras-chave


Ações extensionistas; Universidade; Percepção Acadêmica

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i1.7860

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