INTRODUZINDO CONCEITOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS E REGIÃO

Italo Rodeghiero Neto, Larissa Rosa Kabke, Luis Antonio dos Santos Franz, Isabela Fernandes Andrade

Resumo


Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) brasileiro apontam que aproximadamente 2.800 trabalhadores perderam suas vidas em acidentes de trabalho somente em 2013 (BRASIL, 2015). Uma forma de reduzir esse dado alarmante é o desenvolvimento de uma cultura de segurança desde a infância. Portanto, este relatório apresenta resultados obtidos em uma atividade de extensão ocorrida durante 2013 e 2014, tendo como objetivo identificar a percepção de crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental de Pelotas e região sobre Saúde e Segurança do Trabalho e, na sequência, introduzir alguns conceitos relacionados ao tema. As crianças foram apresentadas a conceitos e práticas relacionados ao tema através de dinâmicas, pinturas e atividades lúdicas. Os alunos atendidos pelo projeto se mostraram, em sua maioria, bastante participativos, entretidos pelo tema e animados. A partir do exposto, pode-se afirmar que o ambiente escolar deve ser explorado como um meio para desenvolver uma cultura de segurança.


Palavras-chave


Saúde e Segurança no Trabalho; Escola Pública; Crianças; Cultura de Segurança

Texto completo:

PDF

Referências


AEROSA, J.; DWYER, T. Acidentes de trabalho: uma abordagem sociológica. Configurações [Online], São Paulo, n. 7, 2010. Disponível em: http://configuracoes.revues.org/213. Acesso em: 04 jun. 2012.

ALVES, M. M. C. D. O clima de segurança na política e estratégia de saúde e segurança no trabalho. Portugal, 2011. 94p. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Setúbal, 2011.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Trabalho seguro - Dados Nacionais. 2013. Disponível em: http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/dados-nacionais. Acesso em: 20 jun. 2013.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Dados dos acidentes de trabalho em 2013. 2015. Disponível em: http://www.tst.jus.br/documents/1199940/1207004/Es-tat%C3% ADstica. Acesso em: 20 dez. 2015.

DIAS, A.; SERRÃO, I.; BONITO, J. Cultura de segurança numa escola pública: o caso da Escola Secundária com 3.o Ciclo do Ensino Básico de Vendas Novas. Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado, Covilhã, Portugal, p. 178-189, 2010.

FERNANDES, K. J. S. S. et. al. Relato de experiência: vivências de extensão na comunidade. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, p. 97-104, n. 1, 2011.

LARAIA, R. B. O desenvolvimento do conceito de cultura. In: Laraia R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; 2004. p. 30-52.

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Previdência Social. Distrito Federal, 66 p., 2014. Disponível em: http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/Previd%C3%AAncia-Social.pdf. Acesso em: 29 jun. 2013.

MORAES, G. T. B.; PILLATY, L. A.; KOVALESKY, J. L. Acidentes de trabalho: fatores e influências comportamentais. In: XXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: PUC RS, 2005. Disponível em: http://pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/ebook/2005/E-book%202006_artigo%2015.pdf. Acesso em: 15 jun. 2013

OLIVEIRA, J. C. Segurança e saúde no trabalho: uma questão mal compreendida. São Paulo Perspec, São Paulo, v. 17, p. 03-12, n. 2, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392003000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2016.

OSHA. Integração sistemática da segurança e da saúde no trabalho na educação. Facts, Bilbao, Espanha, 2004. Disponível em: https://osha.europa.eu/pt/publications/factsheets/52. Acesso em: 12 jun. 2013.

RICHTER, A.; KOCH, C. Integration, differentiation and ambiguity in safety cultures. Safety Science, Denmark, p. 703-722, n. 42, 2004. Disponível em: http://aml-safety.com.au/AMLstores/_images/pdf-files/Richter.pdf. Acesso em: 15 out. 2016.

SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, p. 51-69, n. 21, 2003. Disponível em: http://www.titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf. Acesso em: 15 out. 2016.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i1.7851

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA