Uma proposta de reflexão sobre a educação nos museus da Colônia de Pelotas através de oficinas para a produção de material educativo

Renata Brião de Castro, Patrícia Cristina Cruz, Carla Rodrigues Gastaud

Resumo


Este trabalho relata o processo de colocar em discussão o tema da educação para o patrimônio nos Museus da zona rural de Pelotas através de oficina para a produção de material educativo organizada pelo Laboratório de Educação para o Patrimônio – LEP, realizada no interstício de 12 a 26 de maio de 2014. A oficina, intitulada “Educação em Museus: a produção de material educativo para os museus da Colônia de Pelotas” teve por objetivo suprir uma demanda recorrente daqueles museus no que tange a educação para o patrimônio. 


Palavras-chave


Educação para o Patrimônio; Museus; Produção de Material Educativo

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Neilia Marcelina et al. Ação educativa em museu. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura / Superintendência de Museus de Minas Gerais, 2010, [Coleção Falando de…]

BRASIL. Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009. Estabelece o Estatuto dos Museus. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm. Acesso em: 30 jul. 2014.

CABRAL, Magaly. Comunicação, educação e patrimônio cultural. Trabalho apresentado no Minicurso Museu e Educação do 8º Fórum Estadual de Museus, Rio Grande, RS. 2002.

CRUZ, Patrícia Cristina da; CASTRO, Renata Brião de. GASTAUD, Carla Rodrigues. Considerações sobre a educação para o patrimônio no município de Pelotas/RS: uma possibilidade de aproximar museu e sociedade. Cadernos temáticos do IPHAN, João Pessoa, n. 4, p. 50-56, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez; 1996.

RODRIGUES, Ana Ramos. O museu histórico como agente de ação educativa. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, v. 2, n. 4, p. 215-222, 2010. Disponível em: http://www.rbhcs.com/index_arquivos/Artigo.OMuseuHist%C3%B3ricocomoagentedeA%C3%A7%C3%A3oEducativa.pdf. Acesso em: 13 maio 2014.

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e Educação: conceitos e métodos. In: Ciências e Letras: Revista da Faculdade Porto- Alegrense de Educação – RS - Porto Alegre, n. 31, p. 307-323, 2002.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i01.4607

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA