DA SALA DE AULA AO CINEMA UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DA INTERFACE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Egeslaine de Nez

Resumo


Atualmente, as universidades defrontam-se com responsabilidades que impactamna sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, exigindo uma estreitarelação entre esses eixos institucionais. O objetivo deste artigo é apresentarum relato de experiência da interface ensino, pesquisa e extensão, através dasatividades realizadas nas disciplinas de graduação e num projeto de extensãoda Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que se intitula: FormaçãoContinuada dos Egressos e Licenciados do Departamento de Computação,do Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Uma das açõesextensionistas foi o Cinema Universitário, que propôs uma interlocução com acomunidade, além de ofertar programação cultural. Nas sessões criou-se umespaço de discussão e socialização do conhecimento produzido nas disciplinasde Didática e Metodologia de Ensino, no Curso de Licenciatura em Computação.A relevância científica desta investigação se estabelece na construção dereflexões sobre os fundamentos teórico-práticos das temáticas das disciplinas.Os resultados analíticos indicaram um desencadeamento de experimentospedagógicos e didáticos sobre os processos de ensino aprendizagem eprincipalmente qualificação aos participantes. Assim, as ações de extensãointegradas às atividades nas disciplinas da graduação possibilitaram um estudopermanente aos acadêmicos envolvidos, favorecendo o desenvolvimento dainterface no ensino e na pesquisa. Salienta-se, desta forma, a responsabilidadesocial das universidades por meio da extensão que, ao expandir-se, impõe umcompromisso de produção do conhecimento que possa refletir diretamente noensino. Enfim, nesse relato se destaca a importância da indissociabilidade comoatividade do fazer acadêmico.

Palavras-chave


Universidade; Extensão; Cinema

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v19i01.4435

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