MATEMÁTICA NO MOVIMENTO HUMANO
Resumo
Este artigo trata de um estudo reflexivo teórico sobre a matemática no Movimento Humano relacionada principalmente com a área de Geometria no ensino básico. Buscamos mostrar alguns tópicos de Geometria na forma dinâmica e visual, elaboramos metodologias ativas para uma educação inovadora. Primeiramente, argumentamos de forma breve sobre os livros didáticos e posteriormente sobre como a Geometria é apresentada neles. Seguimos discutindo formas de como o Movimento Humano: dança, uso do goniômetro e caminhada como forma de medir movimento têm correlações com conceitos matemáticos como: ponto, reta, plano, ângulos e conversão de medidas. Nosso intuito é trazer a temática interdisciplinar como forma de metodologia do que dizer, escrever (modelar matematicamente), bem como do que fazer na prática. Mostramos uma aprendizagem significativa e incentivamos a participação dos discentes na construção do conhecimento.
Palavras-chave
Referências
BAICH, L. MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Edição eletrônica. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Disponível em: . Acesso em: 14/05/2022
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/BNCC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 13/05/2022
COLLARES, Thalita Sampaio Luiz Lupp. Análise de Livros didáticos: Geometria no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: . Acesso em: 14/05/2022.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, DF, v. 16, n. 69, p. 2-9, 1996.
MOVIMENTO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: . Acesso em: 13/05/2022
PAIS, L. C. Argumentação no estudo da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: livros didáticos e formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Salvador. Anais [...] Salvador: [s.n.], 2010. p. 1-19.
ROMERO, Cesar. FOTOLIA. Goniometry. Figura 2. 359 x 493 pixel. Disponível em: . Acesso em: 14/05/2022
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e C NDIDO, Patrícia. Coleção Matemática de 0 a 6: figuras e formas. 2º edição, Porto Alegre: Penso, 2014
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i3.22877
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA