VISÕES DO RURAL: UMA EXPOSIÇÃO VIRTUAL COMO PRÁTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Guilherme Rodrigues de Rodrigues, Renata Tomaz do Amaral Ribeiro, Janice Alves Trajano, Renata Menasche

Resumo


Este artigo busca refletir a respeito de experiência de curricularização da extensão, ocorrida a partir da disciplina Antropologia Rural, oferecida em modalidade de ensino remoto, durante o primeiro semestre de 2021, pelo Curso de Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, em parceria com a Escola Família Agrícola da Região Sul – EFASUL. Em tempos de pandemia, a ação extensionista promoveu oficinas sobre técnicas de produção de imagem e vídeo, junto a discentes da EFASUL e da UFPel. O trabalho resultou na elaboração conjunta de uma exposição imagética referente a visões do rural, sediada no site do Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense.


Palavras-chave


curricularização da extensão; antropologia rural; relações campo-cidade; pandemia de Covid-19; produção imagética.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BOURDIEU, Pierre. O camponês e seu corpo. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 26, p. 83-92, 2006.

BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de Dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação-PNE 2014-2024 e dá outras providências. 2018.

RODRIGUES, Mariana Grivot; RIBEIRO, Renata Tomaz do Amaral; MENASCHE, Renata. Monitoria e processo de aprendizagem na disciplina de Antropologia Rural. In: VII Congresso de Ensino de Graduação – 7ª Semana Integrada UFPel, 2021.

HEREDIA, Beatriz Maria Alásia de. A morada da vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

ITURRA, Raul. A reprodução no celibato. In: A religião como teoria da reprodução social; ensaios de antropologia social sobre religião, pecado, celibato e casamento. Lisboa: Escher, 1991.

MICHELON, Francisca Ferreira et al. Guia de Integralização da Extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.

MOLET, Claudia Daiane Garcia. O litoral negro do Rio Grande do Sul. In: Parentescos, solidariedades e práticas culturais: estratégias de manutenção de um campesinato negro no Litoral Negro do Rio Grande do Sul (do século XIX ao tempo presente). Tese de doutorado em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

PAULILO, Maria Ignez S. O peso do trabalho leve. Ciência Hoje, v. 5, n. 28, p. 64-70, 1987.

WOORTMANN, Ellen F. Práticas eco-agrícolas tradicionais: ontem e hoje. Retratos de Assentamento, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 15-32, 2011.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i2.22416

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA