X SEMACIT: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O CONHECIMENTO, ARTE, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: OS DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Fernanda Silva Soares, Érica de Melo Azevedo, Thiago Muza Aversa, Vinícius Munhoz Fraga

Resumo


O presente trabalho visa demonstrar a importância das semanas acadêmicas, especialmente no atual momento da pandemia de COVID-19, para difusão de conhecimento, integração de saberes, aproximação dos alunos e seus responsáveis com o Instituto, divulgação do trabalho do Instituto para a comunidade externa, dentre outros. O objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência da extensão do IFRJ, com a criação da semana acadêmica, adaptada à realidade da quarentena imposta pela pandemia, iniciada no ano de 2020. Para realização da X SEMACIT nessa nova realidade, foi utilizada uma plataforma online, a Even3, para hospedagem do evento e uma equipe composta por 63 pessoas para organizar e fornecer o suporte necessário. Integradas à semana acadêmica ocorreram a IX Jornada de Iniciação Científica e II Jornada de Extensão, com 81 trabalhos submetidos e apresentados e geração de Anais. Observou-se que este formato, comparado à modalidade presencial, possibilitou a participação de um número muito maior de pessoas, contando com o envolvimento de 1002 participantes. Semelhante envolvimento propiciou uma troca de experiências e informações muito mais ricas, oriunda da participação de pessoas de todo o Brasil. Vale ressaltar que um evento desse porte, na atual conjuntura, é de extrema importância, pois promoveu a união dos alunos, o sentimento de pertencimento à instituição e a integração com a comunidade externa ao campus, evidenciando a excelência da qualidade de ensino, pesquisa e extensão dos Institutos Federais e a importância das semanas acadêmicas.


Palavras-chave


extensão; semana acadêmica; pandemia; jornadas acadêmicas; evento online.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Título VIII, Cap III, Seção I, Artigo 207 da Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DF: Senado Federal. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_207_.asp Acesso em: 22 mai. 2021.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 13 mai. 2021.

CAMPELLO, B. S. Encontros científicos. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÒN, B. V.; KREMER, J. M. (Org). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

CAPUCCI, P. F.; MARTINS, C.L.; IANNI, A.M.Z.; CARNEIRO Jr, N.; BÓGUS, C.M. Um olhar sobre o VI congresso paulista de saúde pública. Saúde e Sociedade, v. 8, n.2, p.109-123, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v8n2/07.pdf. Acesso em 08 mai. 2021.

COSTA, W.N.G. Curricularização da Extensão: o desafio no contexto das licenciaturas. Revista Panorâmica, Edição Especial, p. 109-124, 2019. Disponível em: http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/viewFile/1023/19192229. Acesso em: 08 mai. 2021.

EVEN3. NOME DO EVENTO, 2020, XXX: XX. Disponível em: SITE. Acesso em: 26 abr. 2021.

FERREIRA, S. M. S. P.; MARCHIORI, P. Z.; CRISTOFOLI F. Fatores Motivacionais da Comunidade Científica para Publicação e Divulgação de sua Produção em Revistas/Repositórios Científico-Acadêmicos: um estudo com grupos de autores-pesquisadores em Ciências da Comunicação e Ciência da Informação/Biblioteconomia. Relatório Final de Projeto. São Paulo/Curitiba: ECA-USP/DECiGI-UFPR. Outubro/2009. Disponível em: http://eprints.rclis.org/13616/1/Relatorio_final_Projeto_motivacao_outubro09.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012.

GOULART, D. F.; ISSA, Y. S.M. M.; DENCKER, A. F. M. Eventos científicos: uma análise realizada no Intercom 2005, considerando organização e realização do evento - tabulação, interpretação e resultados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29. 2006, Brasília. Resumos. Brasília: Editora da UnB, 2006.

HENNINGTON, É. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 256-265, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000100028&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 mai. 2021.

XX XXX. In: GOOGLE Maps. Mountain View: Google, 2021. Disponível em https://www.google.com.br/maps Acesso em: 13 mai. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Município de XXX: População, saneamento básico e taxa de mortalidade infantil, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2021.

LACERDA, A. L.; WEBER C.; PORTO, M. P.; SILVA, R. A. A Importância dos Eventos Científicos na Formação Acadêmica: estudantes de Biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 13, n.1, p. 130-144, jan/jun., 2008. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/553. Acesso em: 10 mai. 2021.

MACHADO, V. M. Algumas Reflexões sobre as Concepções de Extensão Universitária. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIII, Nº. 000035, 14/08/2013. Disponível em: https://semanaacademica.com.br/artigo/algumas-reflexoes-sobre-concepcoes-de-extensao-universitaria Acesso em: 22 mai. 2021.

MARQUES, M.B.; VIEIRA, J.A. Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na prática profissional do ensino médio integrado à educação profissional. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v. 7 n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4131. Acesso em 10 mai. 2021.

MEADOWS, A. J. Canais da Comunicação Científica. In: A Comunicação Científica. Brasília: Briquet de Lemos/livros, 1999.

PAZ, J. R. L.; SANTOS, M. V. P.; SILVA, W. P.; MOREIRA, A. L. C.; SANTANA, C. C. A Importância da Organização de Eventos Acadêmicos na Formação do Biólogo: a iniciativa do Biovertentes. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 51-60, jan. / jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/23293. Acesso em: 20 mai. 2021.

RODRIGUES, A. L. L.; PRATA, M. S.; BATALHA. T. B. S.; COSTA, C. L. N. A; NETO, I. F. P. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais. Aracaju, v. 1, n.16, p. 141-148, mar. 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/230427747.pdf. Acesso em: 05 mai. 2021.

SANTOS, M.P. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, v.8, n.2, p.154-163, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5141/514151728002.pdf. Acesso em 08 mai. 2021.

SILVA, A.L.B.; SOUSA, S.C.; CHAVES, A.C.F.; SOUSA, S.G.C.; ANDRADE, T.M.; FILHO, D.R.R. A importância da Extensão Universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev enferm UFPE on line. 2019; 13:e242189 DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242189 Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem. Acesso em: 20 mai. 2021.

SILVA, M.L.; FELIACIANO, A.H.C.; LIMA, J.C.N. Atravessamentos da política no curso de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão. V.16, p. 371-384, 2020.

TACHIBANA, M.; PAVANI, R.; BARIANI, I C D. Participação em eventos científicos e formação do universitário. Psico, v. 35, n.1, p. 86-96, 2004.

NOME DO EVENTO, 2020, XXX. Anais eletrônicos. XXX: XX, 2020. Disponível em: SITE. Acesso em: 26 abr. 2021.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i2.22411

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA