INTERAÇÕES ACADÊMICAS: ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE/SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Margarete Panerai Araujo, Suzete Morém De Fraga

Resumo


Esta pesquisa apresenta as interações acadêmicas (IAs), praticadas na UFRGS, e o Núcleo de Convênios que está implicado nessa relação. O objetivo geral foi descrever a estruturação de uma ecologia de saberes na universidade, a partir de três casos relacionados à trilogia ensino-pesquisa-extensão da UFRGS no período de 2011 a 2015. A metodologia foi de natureza qualitativa e documental. O resultado da investigação permitiu inferir que no ambiente da universidade transita a compreensão e o partilhar das visões de mundo, assim como ocorre a extensão, com projetos e ações extramuros da universidade no diálogo progressivo entre o saber científico e os saberes leigos e populares. Esse paradigma se confirma na sustentação das interações acadêmicas, comprovando a missão e a responsabilidade social da universidade.

Palavras-chave


interações acadêmicas; universidade/sociedade.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BARCELOS, Marcia. Solenidades de colação de grau na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992-2012): memória, ritual e celebração. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2016.

BRASIL. Cadastro único é porta de entrada para programas sociais. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017.

_________. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão n°s 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais n°s 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo n° 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016, 496p. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2017.

_________. Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017.

_________. Decreto nº 7.423/2010, de 31 de dezembro de 2010. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2017.

_________. Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 01 maio 2017.

_________. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2017.

_________. Portaria Interministerial nº 1.010, de 08 de maio de 2006. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas escolas de Educação Infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2017.

CHAUÍ, Marilena. O intelectual engajado: uma figura em extinção? Revista Brasileira de Educação, [s. l.; s. n.]. 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2016.

DEUS, Sandra de. Extensão universitária: sua contribuição para a formação acadêmica e pessoal de estudantes de graduação. In: GONÇALVES, Nádia Gaiofatto; QUIMELLI, Gisele Alves de Sá (Orgs.). Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016a. p. 77-91.

_________. Impacto e transformação social: o papel da extensão universitária. In: GONÇALVES, Nádia Gaiofatto; QUIMELLI, Gisele Alves de Sá (Orgs.). Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016b. p. 93-107.

FELIPE, Eloisio Lopes. Não se perca no controle remoto: uma experiência de mídia-educação na escola. 2009. 104 f. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2017.

FORPROEX – FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária, 2012. 40 p. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2016.

GONÇALVES, Nádia Gaiofatto. Princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: desafios e possibilidades. In: GONÇALVES, Nádia Gaiofatto; QUIMELLI, Gisele Alves de Sá (Orgs.). Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016. p. 52-76.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

PANIZZI, Wrana Maria. Universidade: um lugar fora o poder. In: PANIZZI, Wrana Maria (Org.). Universidade: um lugar fora o poder. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 9-17.

PORTO ALEGRE. Prefeitura de Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2017.

RIBEIRO, Darcy (Org.). Universidade de Brasília: projeto de organização, pronunciamento de educadores e cientista e Lei nº 3.998 de 15 de dezembro de 1961. Brasília, DF: Ed. da UnB, 2011.

_________. A Universidade necessária. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002a.

_________. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

_________. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, [s. l.], n. 78, 2007a, p. 3-46. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2016.

_________. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

_________. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007b.

_________. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, São Paulo, v. 2, n. 2, maio/ago. 1988. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2016.

_________; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Maria Lucimara dos. Extensão universitária e interdisciplinaridade: uma discussão em torno da universidade contemporânea. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 06, 2006. Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2016.

SCHWARTZMAN, Simon. Brasil: oportunidade e crise no ensino superior. Publicado originalmente como "Brazil: Opportunity and Crisis in Higher Education", Higher Education v.17, n° 1, 1988. Disponível em: Disponível: http://www.schwartzman.org.br/simon/oportun.htm#_1_4, Acesso em: 23 set 2016.

UFRGS. Cadastro de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua e estudo do mundo da população adulta em situação de rua de Porto Alegre/RS. Porto Alegre, maio 2008. Disponível em: .Acesso em: 22 jan. 2017.

_________. Decisão nº 083/2017. Legislação. Decisões normativas. Interações Acadêmicas. Conselho Universitário-CONSUN 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2017.

_________. Decisão nº 193/2011. Legislação. Decisões normativas. Interações Acadêmicas. Conselho Universitário-CONSUN 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2016.

_________. Estatuto e Regimento Geral da UFRGS. 1994. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2016.

_________. Estudo quanti-qualitativo da população afro-brasileira de Porto Alegre. Porto Alegre, maio 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2017.

_________. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2016 – 2026: “Construa o Futuro da UFRGS”. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2016.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i2.22300

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA