O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA DA CULTURA EM UM PEQUENO MUNICÍPIO

Roberta dos Reis Neuhold, Márcio Rogério Olivato Pozzer, Bruna Flor da Rosa

Resumo


Frente ao diagnóstico da dificuldade de acesso da população de pequenos municípios a equipamentos e atividades culturais, ao lado do desafio do poder público e dos agentes culturais locais de divulgarem seus trabalhos e angariarem público para suas atividades, deu-se início a um projeto-piloto de extensão acerca da economia da cultura em uma cidade de 46 mil habitantes no litoral norte do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de desenvolver uma aplicação web colaborativa e gratuita, optou-se pelo uso de práticas da metodologia Scrum de gerenciamento de projetos de software. O trabalho foi organizado em três fases (diagnóstico, construção e consolidação da aplicação web), todas desenhadas para garantir a interlocução entre os agentes envolvidos. Desenvolvida em parceria com a Prefeitura e com o Conselho Municipal de Cultura, além de promover a agenda cultural da cidade, a aplicação web tem o potencial de aproximar artistas, produtores culturais, prestadores de serviços e equipamentos culturais da cidade, constituindo-se em uma ferramenta de dinamização das cadeias produtivas da cultura. Neste artigo, foi detalhada a metodologia utilizada nos doze primeiros meses de execução do projeto, alicerçada em um processo participativo e multidisciplinar.


Palavras-chave


economia da cultura; aplicação web; cadeias produtivas da cultura; metodologia Scrum.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BATISTA, Gabriel de Almeida. Agile - Scrum. Publicado em: 8 jan. 2018. Disponível em https://autociencia.blogspot.com/2018/01/agile-scrum.html. Acesso em: 9 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, 2020.

CHAUI, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 71-84, abr. 1995.

MAIA, Doralice Sátyro. Cidades médias e pequenas do Nordeste: conferência de abertura. In: LOPES, Diva Maria Ferlin; HENRIQUE, Wendel (Orgs.). Cidades médias e pequenas: teorias, conceitos e estudos de caso. Salvador: SEI, 2010, p. 15-41.

POZZER, Márcio R. O. Economia da cultura e políticas públicas: as potencialidades da extensão universitária. In: POZZER, Márcio R. O. (Org.). Extensão universitária e economia da cultura: a experiência em universidades públicas brasileiras. São João del Rei: Malta, 2012.

PRESSMAN, Roger. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7ª. ed. ed. [S.l.]: Bookman Editora, 2011.

REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da cultura e o desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007.

SOUZA, Marcelo Lopes de. A B C do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Para pensar as pequenas e médias cidades brasileiras. Belém: FASE/ ICSA/UFPA, 2009. v. 1.

VIEIRA, A. B.; ROMA, C. M.; MIYAZAKI, V. K. Cidades Médias e pequenas: uma leitura geográfica. Caderno Prudentino de Geografia, v.29, 2007.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21777

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA