O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA DA CULTURA EM UM PEQUENO MUNICÍPIO
Resumo
Frente ao diagnóstico da dificuldade de acesso da população de pequenos municípios a equipamentos e atividades culturais, ao lado do desafio do poder público e dos agentes culturais locais de divulgarem seus trabalhos e angariarem público para suas atividades, deu-se início a um projeto-piloto de extensão acerca da economia da cultura em uma cidade de 46 mil habitantes no litoral norte do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de desenvolver uma aplicação web colaborativa e gratuita, optou-se pelo uso de práticas da metodologia Scrum de gerenciamento de projetos de software. O trabalho foi organizado em três fases (diagnóstico, construção e consolidação da aplicação web), todas desenhadas para garantir a interlocução entre os agentes envolvidos. Desenvolvida em parceria com a Prefeitura e com o Conselho Municipal de Cultura, além de promover a agenda cultural da cidade, a aplicação web tem o potencial de aproximar artistas, produtores culturais, prestadores de serviços e equipamentos culturais da cidade, constituindo-se em uma ferramenta de dinamização das cadeias produtivas da cultura. Neste artigo, foi detalhada a metodologia utilizada nos doze primeiros meses de execução do projeto, alicerçada em um processo participativo e multidisciplinar.
Palavras-chave
Referências
BATISTA, Gabriel de Almeida. Agile - Scrum. Publicado em: 8 jan. 2018. Disponível em https://autociencia.blogspot.com/2018/01/agile-scrum.html. Acesso em: 9 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, 2020.
CHAUI, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 71-84, abr. 1995.
MAIA, Doralice Sátyro. Cidades médias e pequenas do Nordeste: conferência de abertura. In: LOPES, Diva Maria Ferlin; HENRIQUE, Wendel (Orgs.). Cidades médias e pequenas: teorias, conceitos e estudos de caso. Salvador: SEI, 2010, p. 15-41.
POZZER, Márcio R. O. Economia da cultura e políticas públicas: as potencialidades da extensão universitária. In: POZZER, Márcio R. O. (Org.). Extensão universitária e economia da cultura: a experiência em universidades públicas brasileiras. São João del Rei: Malta, 2012.
PRESSMAN, Roger. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7ª. ed. ed. [S.l.]: Bookman Editora, 2011.
REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da cultura e o desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007.
SOUZA, Marcelo Lopes de. A B C do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Para pensar as pequenas e médias cidades brasileiras. Belém: FASE/ ICSA/UFPA, 2009. v. 1.
VIEIRA, A. B.; ROMA, C. M.; MIYAZAKI, V. K. Cidades Médias e pequenas: uma leitura geográfica. Caderno Prudentino de Geografia, v.29, 2007.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21777
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA