EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E O USO DAS TICS, REDES SOCIAIS E PORTFÓLIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELO COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Roberta Fin Motta, Amanda da Silva Meneses, Julie Gabriele Silva da Silva, Eduarda Aguiar Lemos, Gabriela Souza, Samuel Greggio

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar a experiência realizada pelo subgrupo “Atenção à Saúde Mental” no projeto “PET-Saúde Interprofissionalidade” (2019-2021), na construção e desenvolvimento de ações extensionistas inovadoras durante a pandemia da COVID-19. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi criado pelo Ministério da Saúde (MS), envolvendo preceptores, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS), docentes/tutores e estudantes/bolsistas de Escolas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Dentre as diversas atividades propostas e metodologias inovadoras realizadas pelo grupo, foi a construção do aprendizado junto à coordenação, à tutoria e à preceptoria que fizeram com que o projeto colocasse em prática o trabalho colaborativo em saúde. Concluímos que foi possível aplicar a interprofissionalidade na prática, enfatizando as estratégias utilizadas para ações de inovação social através dos portfólios, redes sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

 


Palavras-chave


interprofissionalidade; PET-Saúde; inovação; saúde mental; saúde; trabalho colaborativo.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BAUMAN, Z. Modernidade Liquida. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Z. Vida Liquida. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

CAIPE. Introdução à Educação Interprofissional. 2013. Disponível em: https://www.observatoriorh.org/sites/default/files/webfiles/fulltext/2018/pub_caipe_intro_eip_po.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

COSTA, F. P. et al. A história da profissão docente: Imagens e autoimagens. 2014.

FREIRE, P. A máquina está a serviço de quem? Revista Bits, [S. l.], 1984.

LOPES, P. M. A.; MELO, M. D. F. A. D. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Psicologia da Educação, 2014. (38), 49-61.

MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MENESES, A. S. Relato de experiência: a metodologia da construção de portfólios e sua contribuição para o trabalho interprofissional. 21º Salão de Iniciação Científica PUCRS. Porto Alegre: 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria Interministerial nº 3019, de 26 de novembro de 2007. Brasília, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/pri3019_26_11_2007.html. Acesso em: 10 nov. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/pri0421_03_03_2010.html. Acesso em: 10 nov. 2020.

MISKOLCI, R. Novas Conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Revista de Pós-Graduação de Ciências Sociais,Natal, 2011, v. 12, n. 2, p. 09-22.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Revoluções tecnológicas e transformações subjetivas. Psicologia: teoria e pesquisa. 2002, 18(2), 193-202.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Inovação e Desenvolvimento: 2021. Porto Alegre: PUCRS, 2021. Disponível em: https://www.pucrs.br/inovadesenvolve/. Acesso em: 14 set. 2021.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Estrutura da Saúde. Disponível em: https://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=808. Acesso em: 10 set. 2021.

SILVA, J. G. S. O Instagram é interprofissional. 21º Salão de Iniciação Científica PUCRS. Porto Alegre: 2020.

VALLE, I. A. R. Avaliação escolar: falando de portfólio e de recuperação paralela. Questões urgentes na educação. Porto Alegre, 2002, p. 70-108.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 5 nov. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). COVID‑19 Strategy Update. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/covid-19-strategy-update---14-april-2020. Acesso em: 5 nov. 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21765

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA