@UNIVESTUDAR: USO DO INSTAGRAM PARA APRENDER MAIS E MELHOR

Rita de Cássia de Souza, Stéfany do Nascimento do Nascimento Peron, Juliana Aparecida Moreira Neves, Geovane Macedo da Costa, Beatriz Monteiro da Cruz

Resumo


O projeto de extensão “@Univestudar: promovendo autonomia e hábitos de estudo” teve início em março de 2021, quando foi criada a página @Univestudar no Instagram com o objetivo de oferecer um canal gratuito de divulgação de informações que venham a ajudar estudantes, principalmente de ensino médio e superior, a desenvolverem autonomia e hábitos de estudo, especialmente considerando os desafios enfrentados com a continuidade das aulas de forma remota, devido à pandemia de Covid-19. Trata-se de um projeto desenvolvido por jovens e para jovens. O grupo é coordenado por uma professora do Departamento de Educação da Universidade onde eles estudam, mas foram os universitários que criaram a página, dividiram o trabalho e têm buscado materiais e conteúdos para as publicações. Portanto, o projeto se vale da expertise dos jovens com as redes sociais, bem como faz com que eles, que também estão vivendo o desafio dos estudos no período remoto, utilizem da sua experiência, das suas dificuldades, para buscar materiais que auxiliem outros jovens que enfrentam desafios semelhantes. Além disso, a plataforma propicia que os conteúdos sejam disponibilizados de forma rápida, simples, com informações básicas e breves e com uma linguagem jovem, aliando o uso de uma rede social com a oportunidade de divulgar dicas rápidas sobre estratégias de estudo e aprendizagem.


Palavras-chave


educação; hábitos de estudo; estratégias de aprendizagem; Instagram.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: Uma introdução à metodologia científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Apresentação. In: BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira (orgs.) Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Vozes, 2019.

BRASIL é o 3º país com mais usuários ativos no Instagram em 2021 de acordo com uma pesquisa feita recentemente pela companhia Statista. ABC Repórter O Diário de 15 de abril de 2021. Disponível em: https://abcreporter.com.br/2021/04/15/brasil-e-o-3o-pais-com-mais-usuarios-ativos-no-instagram-em-2021/ Acesso em 03 agosto 2021

BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini (orgs.) Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CARDOSO, Luzia Rodrigues; BZUNECK, José Aloyseo. Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v.8, n.2, p. 145-155, 2004.

FERREIRA, Marco Paulo Maia. Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p.1-24, 2019.

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Escala de Hábitos de Estudo: evidências de validade de construto. Avaliação em psicologia, Itatiba, v. 12, n. 1, p. 71-79, abr. 2013. Disponível em: . Acesso: em 25 maio 2020

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira; BORUCHOVITCH, Evely. Compreensão autorregulada da leitura: como promovê-la em estudantes de educação básica? In: BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira (orgs.) Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Vozes, 2019.

GERGEN, Kenneth. El ser relacional: más allá del yo y de la comunidade. Bilbao: Editoral Desclée de Brouwer S.A, 2016.

MACHADO, Amélia Carolina Terra Alves; BORUCHOVITCH, Evely. Formação continuada de professores: sugestões práticas para a promoção da autorreflexão e motivação para o aprender. In: BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira (orgs.) Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Vozes, 2019.

MARTINS, ngela Maria. Autonomia e educação: a trajetória de um conceito. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 207-232, março 2002.

NOVAIS, Elaine Lopes. É possível ter autoridade em sala de aula sem ser autoritário? Linguagem & Ensino, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, v. 7, No. 1, p. 15-51, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Autoridadenasaladeaula.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.

NUNES, Carlos Odone da Costa. Investigação sobre os hábitos de estudo e pesquisa de alunos do ensino médio. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Porto Alegre, 2006, 203f.

PESQUISA sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/. Acesso em: 03 agosto 2021

PRESSE, France. Unesco: metade dos estudantes do mundo sem aulas, por conta da Covid-19. G1, Rio de Janeiro, 18 de mar. de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/18/unesco-metade-dos-estudantes-do-mundo-sem-aulas-por-conta-da-covid-19.ghtml. Acesso em: 17 jul. 2021.

RUFINI, Sueli Edi; BZUNECK, José Aloyseo; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental. Psico-USF. Itatiba, v. 16, n. 1, p. 1-9, Abril 2011. Disponível em: . Acesso em 25 maio 2020.

SAMPSON, Edward. E. Celebration the other: the dialogic turn. In: ______. Celebration the other: a dialogic account of human nature. Ohio, USA: Taos Institute Publication, 2008. Chapter 7, p. 97-109

SOARES, Karine da Silva; BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. A meritocracia na educação escolar brasileira. Temas & Matizes, Cascavel, v. 12, n. 22, p. 36 – 50, jan./jun. 2018.

SOUZA, Rita de Cássia de. Uma análise construcionista social da liberdade na educação. In: Anais do X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. Rio de Janeiro, de 01 a 04 de julho de 2019. Disponível em: http://www.seminarioredes.com.br/xredes/adm/trabalhos/diagramados/TR338.pdf Acesso em: 25 maio 2020.

TENENTE, Luíza. Sem internet, merenda e lugar para estudar: veja obstáculos do ensino à distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19. G1, Rio de Janeiro, 05 maio 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 22 maio de 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas; 1998.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21533

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA