PET FARMÁCIA/UFRJ, INSTAGRAM E PODCAST: FERRAMENTAS PARA A DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
As atividades de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET), da Faculdade de Farmácia, da UFRJ, vinham sendo desenvolvidas de forma presencial como parte do projeto “Informação útil sobre medicamentos e promoção da saúde: emancipação do indivíduo em relação ao seu autocuidado”, com jovens de escolas públicas estaduais, no município do Rio de Janeiro. Porém, com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) o Conselho Nacional de Saúde (CNS) passou a recomendar o distanciamento social, que acarretou a suspensão de todas as atividades presenciais do ensino superior. O objetivo desse trabalho é apresentar as adequações realizadas nas atividades de extensão desenvolvidas pelo grupo PET Farmácia durante o período de pandemia. O grupo reestruturou suas atividades para o formato remoto, utilizando a rede social Instagram, e arquivos de áudios distribuídos online, os podcasts. Desde a criação da página do Instagram @petfarma.ufrj, em abril de 2020, foram desenvolvidas 138 postagens e três episódios de podcast. As atividades desenvolvidas seguiram as diretrizes da extensão universitária, interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão, impacto na formação do estudante e impacto e transformação social. Portanto, foi possível viabilizar o acesso à informação na área da saúde nesse momento de pandemia.
Palavras-chave
Referências
BARBOSA, E.S., CHAVES, M.J.C., & FERNANDES, S.C.A. Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Vivências e significados na formação de uma cultura acadêmica. Debate em Educação. v. 9, n. 17, p. 4-23, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p154.
BRUTON, L.L. GOODMAN & GILMAN. As bases farmacológicas da terapêutica. 13ª Edição. Rio de Janeiro: McGraw-Hill. 2112 p. 2018
CARVALHO, C.R., BARROS, R.O., REIS, E.P., ARAÚJO, L.B., & SOUSA, H.M.H. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Revista Extensão em Foco, n. 15, p. 28-45, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730.
CARVALHO, M.C. Divulgação científica no Youtube: narrativa e cultura participativa nos canais Nerdologia e Peixe Babel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Periodontologia. 2017. Retirado de: https://www.passgroup.com.br/hotsite2/site/default. asp?TroncoID=518080&SecaoID=937153&SubSecaoID=&Template=../../asp/hotsite2/ AnaisTrabalhoArquivo.asp&id=149/1085-0&Formato=Resumo
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (ed.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios. 14 ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.cetic. br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nosdomicilios-brasileiros-tic-domicilios-2018
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Recomendação no 36. Recomenda a implantação de medidas de distanciamento social mais restritivo (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos de COVID-19 e com taxa de ocupação dos serviços atingido níveis críticos. 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Recomendacoes/2020/Reco036.pdf.
DANTAS-QUEIROZ, M.V., WENTZEL, L.C.P, & QUEIROZ, L.L. Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcast. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 90, n. 2, p. 1891-1901, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0001-3765201820170431.
DINIZ, E.G.M., SILVA, A.M., NUNES, P.H.V., FRANCA, W.W.M., ROCHA, J.V.R., & SILVA, D.V.S.P. A extensão universitária frente ao isolamento imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17434/14151.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. (2012). 74p. Disponível em: https://www.ufrgs.br/prorext/wp-content/uploads/2015/10/PNE_07.11.2012.pdf.
GUIDRY, J.P., JIN, Y., CAROLINE, A.O.R.R., MESSNER, M., & MEGANCK, S. Ebola on Instagram and Twitter: how health organizations address the he¬alth crisis in their social media engagement. Public Relations Review, v. 43, n.3, p. 477-486, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11013-019-09635-8.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por amostra de domicílios: acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 157 p. 2015. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf
LIMA, E.J.F., ALMEIDA, A.M., & KFOURI, R.A. Vaccines for COVID-19- state of art. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21 (Supl. 1), p. S13-S19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100002.
MONTEIRO, M.S.S.B., OLIVEIRA, N.V.B.V., FREITAS, Z.M.F., PASSOS, M.M.B., & SANTOS, E.P. Contribuições de uma farmácia universitária na semana nacional de ciência e tecnologia. Interfaces. Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, p. 01-591, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19072.
MOURA, M.E.S. Pandemia COVID-19: a extensão universitária pode contribuir. Revista Práticas em Extensão,v. 4, n. 1, p. 56-57, 2020. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextensao/article/view/2221.
ROCHA, L.A.C. Projetos Interdisciplinares de Extensão Universitária: ações transformadoras, Mogi das Cruzes: UBC. 84 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Braz Cubas. Programa de Pós-Graduação em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. Mogi das Cruzes – SP. 2007
RODRIGUES, A.A.A.O., MASCARENHAS, A.C.M., CARVALHO, B.M., OLIVEIRA, I.A.M., MELO, M.A., SANTOS, M.F. Disseminação de conhecimento durante a pandemia do SARS-COV-2 por meio das ações inovadoras e extensionistas do PET odontologia UEFS. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 620-626, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19695.
SOUTO, J.T., RABÊLO, J.W.C., ANDRADE, I.Q., MONTEIRO, I.V.B., GOMEZ, L.A.S. Uso de ferramenta de mídia social Instagram como meio para contribuir na construção do conhecimento, difundir informações científicas e combater “fake news” durante a Pandemia de COVID-19. Revista Extensão e Sociedade. Especial COVID-19, p. 275-284, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20865
SOUZA, K. A cada segundo, 14 pessoas começam a usar uma rede social pela 1ª vez, Exame, Brasil. 2020. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/a-cada-segundo-14-pessoas-comecam-a-usar-uma-rede-social-pela-1a-vez/.
TOSTA, R.M., CALAZANS, D.L., SANTI, G.S., TUMULO, I.B., BROCHADO, K., FAGGIAN, L.F., & PALAZZIN, V. Programa de Educação Tutorial: uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicologia para América Latina, v. 8, p. 1-10, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2006000400004.
WOLTMANN, A., SILVA, A.L.A., SUBELDIA, C.F.G., ROCHA, C.B.C., LINHARES, E.L.S.A., SANTOS, S.M. O extensionista em tempos de pandemia: relato de experiência da extensão em direito realizada por meio do canal virtual do Instagram @CORONAJUR_UFN. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 537-550. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19636.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21299
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA