A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS INGRESSANTES POR COTAS ÉTNICO RACIAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPEL

Giovanni Ernst Frizzo, José Alberto Coutinho da silva

Resumo


Este artigo apresenta uma sistematização do conhecimento produzido na dissertação apresentada ao programa de pós-graduação da ESEF-UFPel. Traçamos como objetivo geral analisar a trajetória de estudantes negros (as) nos cursos de Graduação em Educação Física da ESEF/UFPel ingressantes por cotas étnico-raciais (Lei nº 12.711/2012). Este trabalho se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter descritivo. A pesquisa se utilizou como instrumento de coleta, entrevista semiestruturada, para as entrevistas. Os convites eram feitos formalmente na presença da pessoa e/ou através das redes sociais. O total de selcionados paras as entrevistas foram treze estudantes. Somente sete aceitaram participar do estudo. Na opinião do alunado da pesquisa, o racismo é algo que existe e que é mascarado. No grupo pesquisado, a maioria teve quase que concomitantemente com os estudos dividir sua carga horária do dia com o trabalho.


Palavras-chave


Educação Física; ações afirmativas; racismo.

Texto completo:

PDF EPUB


DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i3.21170

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA