AÇÕES AFIRMATIVAS E A INCLUSÃO EM EVENTOS ACADÊMICOS CIENTÍFICOS
Resumo
Introdução: O Brasil é um país de desigualdades, as quais acarretam, como consequência, na dificuldade relativa ao ingresso no ensino superior, sobretudo nas Universidades Federais. Como mecanismo destinado à atenuação desta prerrogativa foram criadas as ações afirmativas. A ação de extensão “I Congresso Online da LAGO-UFPel” corresponde a uma ação afirmativa em prol da inclusão, pois o preço módico praticado viabilizou, aos interessados, o acesso ao evento. Este estudo tem por objetivo descrever como as ações afirmativas podem facilitar a participação de discentes em eventos como congresso médico. Metodologia: Estudo descritivo explorador com abordagem quantitativa. Foram aplicados 1020 questionários para participantes do “I Congresso Online da LAGO-UFPel” através do Google Forms, elencou dois focos: perfil e acessibilidade dos ouvintes. Resultado: Dos participantes da pesquisa, 34% nunca participaram de congresso por motivos financeiros, dos que já estiveram 34% tiveram dificuldade com custo para participarem. Se o evento fosse presencial, 65,2% não poderiam participar e, desses, 38% por motivos com custos de despesas. Ao serem indagados sobre valores, 65% não pagaria mais do que R$ 50,00 pelo evento e, destes, 51% pelo motivo de não terem condições financeiras para arcarem com o pagamento. Conclusão: É importante defender a política de ações afirmativas dentro das Universidades e na sociedade, pois muitas pessoas não são incluídas em espaços de ensino acadêmico por motivos financeiros. Dados estatísticos sobre a falta de acesso às atividades extracurriculares por motivos financeiros são ainda escassos. A ampliação das oportunidades de acesso aos eventos científicos permitirá que mais discentes possam se atualizar e agregar conhecimento a sua respectiva educação.
Palavras-chave
Referências
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em rede. Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020.
BELLETATI, V. C. F. Dificuldades de alunos ingressantes na universidade pública: indicadores para reflexões sobre a docência universitária. [s.l.] Universidade de São Paulo, 2011.
BRASIL. Casa Civil. Decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010. Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2021a.
BRASIL. Casa Civil. Decreto no 7.416, de 30 de dezembro de 2010. Regulamenta os arts. 10 e 12 da Lei no 12.155, de 23 de dezembro de 2009, que tratam da concessão de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitária. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2021b.
BRASIL. Casa Civil. Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012. Ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e outras providências. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2021.
BRITO, F. Demographic transitions and social inequalities in Brazil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 25, n. 1, p. 5–26, 2008.
GONÇALVES, N. G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229–1256, 2015.
MAGALHÃES, M. DE O. Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 2, p. 215–226, 2013.
NOGUEIRA, M. DAS D. P. Políticas de extensão universitária brasileira. Minas Gerais: Editora UFMG, 2005.
PAULA, M. DE F. C. DE. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, n. 2, p. 301–315, 2017.
PINTO, J. M. DE R. O acesso à educação superior no Brasil. Educação e Sociedade, v. 25, n. 88, p. 727–756, 2004.
RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, v. 1, n. 16, p. 141–148, 2013.
SANTOS, J. T. DOS. Ações afirmativas e educação superior no Brasil: um balanço crítico da produção. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 234, p. 401–422, 2012.
VARGAS, H. M.; PAULA, M. DE F. C. DE. A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 18, n. 2, p. 459–485, 2013.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i3.21041
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA