PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PELOTAS
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, J. M. Aplicação do lúdico na educação infantil: uma ênfase na educação do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. In: Sociedade em Debate, v. 7, n. 2, p. 5-25, 2012.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 de abr. 1999.
BEHLING, G. M.; CORRÊA, L. B.; DOBKE, D.; GOMES, A. M.; GONÇALVES, C. S., KRÜGER, M. F. D.; LAROQUE, F. F.; MORETTI, V. D.; MORSELLI, L. B. G. A.; PEREIRA, K. T.; PONZI, G. T.; RODRIGUES, A. A.; VAZ, A. B. G. Extensão e educação ambiental: Relato de experiência de uma turma do curso de pós-graduação em ciências ambientais em escolas nas cidades de Pelotas e Capão do Leão. Revista Conexão UEPG, n. 16, p. 1-17, 2020.
CAULFIELD, J. Visual sociology and sociological vision, revisited. American Sociologist, 11(3), p. 56-68. 1996.
DIAS, C. A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, v. 10, n. 2, 2000.
FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 04, p. 169-193, 2012.
FLICK, U. Triangulação em pesquisas qualitativas. Um companheiro para a pesquisa qualitativa , v. 3, p. 178-183, 2004.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GOMES, M. E. M.; TEIXEIRA, C. Aproveitamento integral dos alimentos: qualidade nutricional e consciência ambiental no ambiente escolar. Ensino, Saude e Ambiente Backup, v. 10, n. 1, p. 203-217, 2017.
GRENNO, F. E; PROFICE, C. C. Experiências diretas entre crianças e natureza – educar para a sustentabilidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 324-338, 2019.
GRZEBIELUKA, D.; KUBIAK, I.; SCHILLER, A. M. Educação ambiental: a importância deste debate na educação infantil. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 13, n.5, p. 3881 - 3906, 2014.
GUERRA, M. A. S. La evaluación: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Investigación en la escuela, n. 20, 1993.
IBGE. Cidades e Estados. Disponível em: . Acesso em: 29 de junho de 2020.
LEAL, Z. D. R.; FUENTES-GUEVARA, M. D.; TEIXEIRA, R. N.; GUIDONI, L. L. C.; CORRÊA, E. K.; CORRÊA, L. B. RECEITA SUSTENTÁVEL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VII CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL, 2020, Pelotas. Anais do VII Congresso de extensão e cultura da UFPel, 2020.
MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 2, n. 2, dec. 2016.
MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: a guide to design and implementation. Fourth edition. Publisched by Jossey-Bass, USA, 2016.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 95, 2014.
NILES, R. P., SOCHA, K. A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. Ágora : Revista De divulgação científica, 19(1), 80-94. 2015.
PONTE, C. I. R. V.; TORRES, M. A. R.; MACHADO, C. L. B.; MANFRÓI, W. C. A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 4, p. 527-534, 2009.
REIGADA, C.; TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2009.
RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
SABINO, C. V. S.; AMARAL, F. C.; CHAVES, A. C. L. Proposta De Atividade Didática Relacionada Ao Tema Água: O Peixinho Viajante. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 4, 2017.
SILVA, A. A roda de conversa e sua importância na sala de aula. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 de janeiro de 2021.
SILVA, A. P. Educação Ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolares municipais de Presidente Prudente - SP. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2009.
SILVA, V. C. M.; RAGGI, D. G. Educação ambiental com atividades lúdicas no ensino infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 25, p. e633-e633, 2019.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20587
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA