PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PELOTAS

Luciara Bilhalva Corrêa, Zilda Diani Rosa Leal, Miguel David Fuentes-Guevara, Eduarda Gomes Souza, Érico Kunde Corrêa

Resumo


A necessidade de promover atividades de educação ambiental em saneamento no município de Pelotas-RS, permitiu uma parceria entre o órgão municipal de Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) e as instituições de ensino do município, através do Projeto Adote Uma Escola (AUE), como uma estratégia para promover atitudes sustentáveis na cidade. O presente trabalho propõe-se a relatar essa exitosa experiência da educação ambiental junto ao Projeto AUE com o objetivo de divulgá-la e incentivar outras instituições de ensino superior a desenvolverem projetos similares que aproximem a universidade das escolas e da comunidade. Acredita-se que as experiências da educação ambiental junto ao Projeto AUE podem contribuir como incentivos para outras universidades desenvolverem projetos de extensão, podem fortalecer o papel social da universidade, integrando-a à comunidade, e, sobretudo, permitindo as vivências. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, também classificada como Pesquisa-ação, através do desenvolvimento e aplicação de quatro atividades de educação ambiental, com quatro encontros semanais durante um mês, em três escolas que fazem parte do Projeto AUE. Os resultados revelaram que as atividades propostas tiveram grande aceitação dos alunos que participaram ativamente de todas elas e mostrou também que o Projeto possui grande potencial e abrangência no processo de formação de cidadãos e na construção da sustentabilidade ambiental.

Palavras-chave


Educação infantil. Atividades lúdicas. Meio Ambiente. Cidadania.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ALMEIDA, J. M. Aplicação do lúdico na educação infantil: uma ênfase na educação do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. In: Sociedade em Debate, v. 7, n. 2, p. 5-25, 2012.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 de abr. 1999.

BEHLING, G. M.; CORRÊA, L. B.; DOBKE, D.; GOMES, A. M.; GONÇALVES, C. S., KRÜGER, M. F. D.; LAROQUE, F. F.; MORETTI, V. D.; MORSELLI, L. B. G. A.; PEREIRA, K. T.; PONZI, G. T.; RODRIGUES, A. A.; VAZ, A. B. G. Extensão e educação ambiental: Relato de experiência de uma turma do curso de pós-graduação em ciências ambientais em escolas nas cidades de Pelotas e Capão do Leão. Revista Conexão UEPG, n. 16, p. 1-17, 2020.

CAULFIELD, J. Visual sociology and sociological vision, revisited. American Sociologist, 11(3), p. 56-68. 1996.

DIAS, C. A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, v. 10, n. 2, 2000.

FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 04, p. 169-193, 2012.

FLICK, U. Triangulação em pesquisas qualitativas. Um companheiro para a pesquisa qualitativa , v. 3, p. 178-183, 2004.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GOMES, M. E. M.; TEIXEIRA, C. Aproveitamento integral dos alimentos: qualidade nutricional e consciência ambiental no ambiente escolar. Ensino, Saude e Ambiente Backup, v. 10, n. 1, p. 203-217, 2017.

GRENNO, F. E; PROFICE, C. C. Experiências diretas entre crianças e natureza – educar para a sustentabilidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 324-338, 2019.

GRZEBIELUKA, D.; KUBIAK, I.; SCHILLER, A. M. Educação ambiental: a importância deste debate na educação infantil. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 13, n.5, p. 3881 - 3906, 2014.

GUERRA, M. A. S. La evaluación: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Investigación en la escuela, n. 20, 1993.

IBGE. Cidades e Estados. Disponível em: . Acesso em: 29 de junho de 2020.

LEAL, Z. D. R.; FUENTES-GUEVARA, M. D.; TEIXEIRA, R. N.; GUIDONI, L. L. C.; CORRÊA, E. K.; CORRÊA, L. B. RECEITA SUSTENTÁVEL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VII CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL, 2020, Pelotas. Anais do VII Congresso de extensão e cultura da UFPel, 2020.

MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 2, n. 2, dec. 2016.

MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: a guide to design and implementation. Fourth edition. Publisched by Jossey-Bass, USA, 2016.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 95, 2014.

NILES, R. P., SOCHA, K. A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. Ágora : Revista De divulgação científica, 19(1), 80-94. 2015.

PONTE, C. I. R. V.; TORRES, M. A. R.; MACHADO, C. L. B.; MANFRÓI, W. C. A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 4, p. 527-534, 2009.

REIGADA, C.; TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2009.

RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

SABINO, C. V. S.; AMARAL, F. C.; CHAVES, A. C. L. Proposta De Atividade Didática Relacionada Ao Tema Água: O Peixinho Viajante. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 4, 2017.

SILVA, A. A roda de conversa e sua importância na sala de aula. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

SILVA, A. P. Educação Ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolares municipais de Presidente Prudente - SP. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2009.

SILVA, V. C. M.; RAGGI, D. G. Educação ambiental com atividades lúdicas no ensino infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 25, p. e633-e633, 2019.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20587

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA