Produção de vídeos de Matemática em uma interação escola-universidade em tempos de pandemia

Luciano Feliciano de Lima, Maria Francisca da Cunha, Eduardo José de Oliveira Estevão, Rinalde Silva Moura

Resumo


Este trabalho visa refletir sobre a pergunta diretriz: Como produzir vídeos de Matemática para um envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem e sua contribuição para a formação de professores. Os dados derivam da ação extensionista “Aprendendo e Ensinando Matemática: elaborando tarefas por meio de uma metodologia ativa”. Os participantes foram dois (02) professores de Matemática do Colégio Estadual Sílvio Gomes de Melo Filho, dois (02) professores e trinta e dois (32) licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG-Morrinhos). À ação, delineada para um momento anterior à pandemia de Covid-19, realizaram-se adaptações para um ensino remoto com reuniões semanais, online e síncronas (ao mesmo tempo), durante o ano de 2020, para discussão de textos que dão sustentação teórica a um ensino crítico e para dialogar sobre técnicas a fim de produzir vídeos em que se privilegia um envolvimento ativo no processo de aprendizagem. Para a discussão, acerca da pergunta diretriz, seleciona-se um vídeo de cada um dos três tipos produzidos: i) para além da resolução de exercícios; ii) transformação de exercício em atividade investigativa; iii) discussão de uma problemática da vida real. O movimento para a produção dos vídeos mostrou a relevância das informações iniciais para o estudante se sentir desafiado a se aprofundar no conhecimento do objeto de estudos e a propor outros olhares. Nos vídeos do tipo i) há explicações de mais de uma maneira de resolver um exercício e sugestões para que o estudante pense em outras maneiras de resolver um problema; nos vídeos do tipo ii) exercícios de resposta única são transformados em problemas abertos para serem refletidos contando com um envolvimento ativo dos sujeitos aprendentes; nos vídeos do tipo iii) há reflexões sobre problemáticas do cotidiano pela perspectiva da Matemática. A ação desenvolvida possibilitou aos licenciandos apropriarem-se da ideia de uma aula de Matemática para uma participação ativa dos alunos na produção de conhecimentos. O processo demonstrou a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação de professores.


Palavras-chave


Educação Matemática; Educação Crítica; Abordagem Dialógica e Investigativa; Produção de vídeos para a Aula de Matemática.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva, 8. ed. Coleção Questões da nossa época. São Paulo, Cortez Editora, 2011.

ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. tradução Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ANDRÉ, M. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional In Práticas inovadoras na formação de professores. Marli André (org.) Campinas, SP: Papirus, 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.

CASTRUCCI, B.; GIOVANNI, J. R.; GIOVANNI JR., J. R. Conquista da Matemática. 3 ed. São Paulo: FTD, 2015 ( 6º ao 9º ano).

CNTE/GESTRADO (GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE. GESTRADO/UFMG). Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. 2020. 24 p. (Relatório Técnico). Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2021.

D’AMBRÓSIO, U. (2016). Educação para uma sociedade em transição. 3. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

DIAS, M. M.; FARIA. R. S. G B. Segurança do Trabalho - vídeo 1. (3m2s) Disponível em: Acesso em: 12 jan. 2021.

FERREIRA. M. H. L. Aula 4 - 3º Ciclo - exercício 01 – Matheus. (10m03s) Disponível em: Acesso: 12 jan. 2021.

FIOCRUZ. Por que a doença causada pelo novo vírus recebeu o nome de Covid-19? Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2021.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P.; FREIRE, A. M. A.; OLIVEIRA, W. F. Pedagogia da Solidariedade. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

LIMA. L. F. Educação Matemática UEG – Morrinhos. Disponível em: Acesso: 20 dez. 2020.

MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. ESPECIAL, p. 136-155, 2020.

NACARATO, A. M.. A formação de professores de Matemática: práticas e pesquisa. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. Ano 6, p. 27-48, 2011.

NETESCOLA. Matemática – 8º Ano – Juros Simples e Porcentagem – 1ª quinzena – 3º corte. Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/matematica-8o-ano-juros-simples-e-porcentagem-1a-quinzena-3o-corte-download/ Acesso: 12 dez. 2020.

MILANI, R. Transformar Exercícios em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-18, 2020.

OLIVEIRA. K. A. S. OLIVEIRA. Atividade Investigativa. (17m15s). Disponível em: https://youtu.be/AekgRGk_Fdw Acesso em: 12 jan. 2021.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes; revisão técnica: Bartira Costa Neves. Porto Alegre: Penso, 2015.

ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Tradução de Edgar Godoi da Mata Machado e Márcio Paulo de Andrade, prefácio do Prof. Ruy Miranda. 4ª ed. Belo Horizonte, Interlivros, 1977.

SANTOS, V. M. P. (org.). Avaliação de aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1997.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática. São Paulo: Unesp, Rio Claro, 2000.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20555

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA