Um Relato de Experiência de um Projeto de Extensão Universitária em Escola Pública por Meio da Robótica Educacional

Silvio Roberto Fernandes, Paulo Gabriel Queiroz

Resumo


Este trabalho apresenta a trajetória de um grupo de professores e alunos da universidade, que vem promovendo ações de extensão voltadas ao ensino de robótica educacional, em escolas públicas ao longo de oito anos, permitindo desenvolver a metodologia empregada. Os objetivos das ações de extensão realizadas estão relacionados a inclusão digital, geração de oportunidades e benefícios diretos e indiretos no rendimento escolar. Durante este tempo ficou evidente a importância das parcerias, colaborações e dedicação, as quais resultaram em aprovações de propostas em editais, novos projetos, conquistas em competições e principalmente, o conhecimento e despertar das oportunidades para os alunos das escolas. Ademais, destaca-se a importância da divulgação do trabalho e empenho das pessoas envolvidas para superação das limitações de recursos.

Palavras-chave


Robótica educacional. Escolas públicas. Universidade.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BECKER, S. Adams et al. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Texas: [s. n.], 2017. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2018/8/2018-nmc-horizon-report. Acesso at: 18 Jan. 2021.

BECKER, S. Adams et al. NMC Horizon Report: 2018 Higher Education Edition. Louisville: [s. n.], 2018. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2017/2/2017-horizon-report. Acesso at: 18 Jan. 2021.

BRASIL. Prova Brasil. [S. l.], 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil. Acesso at: 18 Jan. 2021.

CODE.ORG. Hour of Code. [S. l.], 2013. Disponível em: https://hourofcode.com/br. Acesso at: 18 Jan. 2021.

FRAUNHOFER IAIS. Open Roberta Lab. [S. l.], 2014. Disponível em: https://lab.open-roberta.org/. Acesso at: 18 Jan. 2021.

MENEZES, Ebenezer Takuno; SANTOS, Thais Helena. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional/. Acesso at: 13 Jan. 2021.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa - Revista de Políticas Públicas. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso at: 18 Jan. 2021.

ROSSI, Marcelo Lemos et al. Hora da Eletrônica: Ensino de Eletrônica na Escola Pública. Expressa Extensão, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 380–390, 2020. Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.15210/ee.v25i3. Acesso at: 18 Jan. 2021.

TORRES, Kelly Beatriz Vieira et al. Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ações Voltadas para a Educação Básica. Expressa Extensão, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 140–156, 2017.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20552

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA