A infância na pele de professores-crianceiros: memórias de vida que nos atravessam como espaço ético-estético

Denise Aquino Alves Martins, Alysson Carlos Ribeiro Gomes, Marilza Aparecida Oliveira Teixeira, Jefferson Francisco Cândido, Tatiane Meire Martins

Resumo


Ao analisar a infância vivida em contextos geográficos diversos, esta escrita explicita vivências narradas por 5 professores-crianceiros de Educação Física da cidade de Palmas (TO). O exercício de olhar o próprio passado enquanto substância de potencialidade do presente está demarcada na metodologia adotada baseada nos estudos autobiográficos. Como resultado deste processo a formação profissional é revisitada, trazendo importantes questões para pensar a profissão de professor(a) de educação física escolar no trato com as infâncias e seus corpos.  Nesta travessia buscam (re)significar trajetórias docentes pelo olhar do corpo/infância, desfiando enredos de lã, na tentativa de dar fluxo imaginativo a um querer ser Professor(a) no qual o cuidado com o outro seja uma forma de ser ético-estético.

Palavras-chave


Professor observador. Espaços/tempos. Primeira infância. Corporeidade.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AYOUB, E. et al. Educação do corpo no ensino fundamental: reflexões a partir do cotidiano de uma escola pública. Revista interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n.1, janeiro/abril de 2020, p. 13 – 36.

BACHELARD, G. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo, Cia das Letras, 1994.

BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1989.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 16ª ed. Capinas: Papirus, 1995.

DELORY-MOMBERG, Christine. Biografia e Educação. Natal, RN; EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DE ROSE Jr, D. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DEWEY, J. Vida e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FERREIRA. T. FALKEMBACH, M. F. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

GAIO, R. Ginástica Rítmica popular: uma proposta educacional. 2.ed. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2007.

GARON, D. O brinquedo e a criança. Caderno do EDM. Comunicações & Debates São Paulo. FEUSO/EDM, Vol. 02 nº02. 1990.

HUIZINGA, J: Homo Ludens. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

KRAMER, S; JOBIM & SOUZA, S. (Orgs.). Histórias de professores. Leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.

KUNZ, E. (org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2ed. Unijuí, 2017.

KUNZ, E. Transformação didático pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

KUNZ, M. do C. S. Dança e Género na Escola: formas de ser e viver mediadas pela educação. Dissertação. Faculdade de Motricidade Humana. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Arte/teses/danca_genero.pdf, 2003.

LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativas e identidade. Apresentação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004, p. 11-22.

MARQUES, I. A. Dançando na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARQUES, I. A. Interações: criança, dança e escola. Coordenação Josca Ailine Baroukh. São Paulo: Blucher, 2012.

MARTINS, D. A. A. Narrativas Autobiográficas da Experiência Estética para si e o outro: Memórias em Mosaicos do Projeto Mobilizar-te. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2014. 257p.

SANTIN, S.: Educação física da alegria do lúdico à opressão do rendimento. 3. ed. Porto Alegre: EST Edições, 2001.

SAYÃO, D.T.A. Educação Física na pré-escola: da especialização disciplinar á possibilidade de trabalho pedagógico integrado. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Centro de ciências da educação da UFSC. Florianópolis, SC. 1996.

SOARES, C.L.: Corpo e história. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20532

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA