A infância na pele de professores-crianceiros: memórias de vida que nos atravessam como espaço ético-estético
Resumo
Palavras-chave
Referências
AYOUB, E. et al. Educação do corpo no ensino fundamental: reflexões a partir do cotidiano de uma escola pública. Revista interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n.1, janeiro/abril de 2020, p. 13 – 36.
BACHELARD, G. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo, Cia das Letras, 1994.
BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1989.
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 16ª ed. Capinas: Papirus, 1995.
DELORY-MOMBERG, Christine. Biografia e Educação. Natal, RN; EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DE ROSE Jr, D. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DEWEY, J. Vida e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FERREIRA. T. FALKEMBACH, M. F. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GAIO, R. Ginástica Rítmica popular: uma proposta educacional. 2.ed. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2007.
GARON, D. O brinquedo e a criança. Caderno do EDM. Comunicações & Debates São Paulo. FEUSO/EDM, Vol. 02 nº02. 1990.
HUIZINGA, J: Homo Ludens. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
KRAMER, S; JOBIM & SOUZA, S. (Orgs.). Histórias de professores. Leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.
KUNZ, E. (org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2ed. Unijuí, 2017.
KUNZ, E. Transformação didático pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
KUNZ, M. do C. S. Dança e Género na Escola: formas de ser e viver mediadas pela educação. Dissertação. Faculdade de Motricidade Humana. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Arte/teses/danca_genero.pdf, 2003.
LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativas e identidade. Apresentação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004, p. 11-22.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARQUES, I. A. Interações: criança, dança e escola. Coordenação Josca Ailine Baroukh. São Paulo: Blucher, 2012.
MARTINS, D. A. A. Narrativas Autobiográficas da Experiência Estética para si e o outro: Memórias em Mosaicos do Projeto Mobilizar-te. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2014. 257p.
SANTIN, S.: Educação física da alegria do lúdico à opressão do rendimento. 3. ed. Porto Alegre: EST Edições, 2001.
SAYÃO, D.T.A. Educação Física na pré-escola: da especialização disciplinar á possibilidade de trabalho pedagógico integrado. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Centro de ciências da educação da UFSC. Florianópolis, SC. 1996.
SOARES, C.L.: Corpo e história. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20532
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA