CONVERSAS COM SOFIA: VIVÊNCIAS DE UMA JOVEM TRANSEXUAL NA EJA
Resumo
A importância da promoção do respeito às diversidades é notória. Pessoas que destoam do que é previsto pela heterormatividade são alvos de preconceito e violência. O presente artigo discute o processo de inserção de uma garota transexual na Educação de Jovens e adultos (EJA). A inserção foi mediada pela Organização Não Governamental onde residia, em diálogo com projeto de extensão universitária. Utiliza-se uma perspectiva cartográfica. Os dados analisados são provenientes de diário de campo e registros de prontuários. Constatou-se que na Educação de Jovens e Adultos (EJA) são reproduzidos práticas e discursos heteronormativos que impediram a permanência e o sucesso escolar da adolescente. A jovem era compreendida como possível ameaça às demais alunas. Além disso, a exclusão social vivenciada por ela era compreendida como sendo de sua responsabilidade.
Palavras-chave
Referências
AMORIM, S. M. G.; BRANCALEONI, A. P. L. Vozes abjetas: a trajetória escolar de um grupo de pessoas transexuais do interior de São Paulo/Abject voices: the school trajectory.. Cadernos CIMEAC, v. 9, n. 2, p. 116-144, 2019.
ANDRADE, L. N. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. Tese (doutorado) 278 f. – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação,Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2012.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS – ANTRA. Boletim nº 05/2020 - 01 de janeiro a 31 de outubro de 2020: assassinatos contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA, out. 2020. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2020/11/boletim-5-2020-assassinatos-antra.pdf. Acesso em: 28 dez 2020.
Benevides, B. G.; Nogueira, S. B. Dossiê: assassinatos e violência contra travestis e transexuais no Brasil em 2018. Brasil, 2019. Recuperado em 11 de novembro de 2019 de https://antrabrasil.files.wordpress.com/2019/01/dossie-dos-assassinatos-e-violencia-contra-pessoas-trans-em-2018.pdf.
BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 19,n. 2, p. 549-559, Ago. 2011.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora Record, 2002.
GUARESCHI, P. Pressupostos psicossociais da exclusão: competitividade e culpabilização. In. As artimanhas da exclusão–análise psicossocial e ética da desigualdade social. Editora Vozes Limitada, 2017.
KRISTEVA, J. Powers of horror. University Presses of California, Columbia and Princeton, 1982.
LEITE JUNIOR, J.. Transitar para onde?: monstruosidade,(des) patologização,(in) segurança social e identidades transgêneras. Revista Estudos Feministas, v. 20, n. 2, p. 559-568, 2012.
LOURAU, R. Implicação e sobreimplicação In: Silvia Altoé (Org.) René Lourau: Analista institucional em tempo integral. Rio de Janeiro, RJ: Hucitec, 2004, p. 186-198.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, p. 17-23, Ago. 2008.
PASSOS, E.; KARSTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método cartográfico: pesquisa, intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SALES, A. Travestis brasileiras e escolas (da vida): cartografias do movimento social organizado aos gêneros nômades. 2018.
SAWAIA, B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Editora Vozes Limitada, 2017.
SEFFNER, F. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 561-572, Ago. 2011
WEBER, L.; GRISCI, C. L. L.; PAULON, S. M. Cartografia: aproximação metodológica para produção do conhecimento em gestão de pessoas. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4,p. 841-857, Dez.2012.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20521
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA