CONVERSAS COM SOFIA: VIVÊNCIAS DE UMA JOVEM TRANSEXUAL NA EJA

Ana Paula Leivar Brancaleoni, Isadora Bettarello

Resumo


A importância da promoção do respeito às diversidades é notória. Pessoas que destoam do que é previsto pela heterormatividade são alvos de preconceito e violência. O presente artigo discute o processo de inserção de uma garota transexual na Educação de Jovens e adultos (EJA). A inserção foi mediada pela Organização Não Governamental onde residia, em diálogo com projeto de extensão universitária. Utiliza-se uma perspectiva cartográfica. Os dados analisados são provenientes de diário de campo e registros de prontuários. Constatou-se que na Educação de Jovens e Adultos (EJA) são reproduzidos práticas e discursos heteronormativos que impediram a permanência e o sucesso escolar da adolescente. A jovem era compreendida como possível ameaça às demais alunas. Além disso, a exclusão social vivenciada por ela era compreendida como sendo de sua responsabilidade.


Palavras-chave


Transexualidade. Educação de Jovens e Adultos. Extensão universitária.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20521

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