Práticas de biologia celular nas escolas: percepção dos graduandos extensionistas

Cristiane Tolentino Machado, Conceição Aparecida dos Santos, Robson Campos Silva

Resumo


A extensão universitária, dentre outras finalidades, tem o propósito de oportunizar aos graduandos a realização de ações que propiciem uma formação mais ampla e a vivência de situações que poderão ser aplicadas na sua atuação profissional. No presente estudo, foram avaliadas as percepções dos graduandos extensionistas sobre a prática da extensão e seus contributos para a sua formação acadêmica. Os graduandos extensionistas realizaram atividades no formato de oficinas nas escolas públicas do ensino fundamental de Diamantina, Minas Gerais. Na temática de biologia celular, as atividades consistiram em práticas de microscopia, jogos didáticos, modelos tridimensionais, desenhos e vídeos aplicados pelos graduandos extensionistas aos estudantes de ciências da educação básica. De uma forma geral, os graduandos extensionistas valorizaram as atividades de extensão por aproximarem os conhecimentos teóricos e a prática, e proporcionarem a implementação de estratégias diversificadas aos estudantes de ciências na temática de biologia celular. Além disso, reconheceram a importância da extensão por promover a integração com a comunidade escolar e contribuir para a sua formação enquanto futuros professores. As atividades de extensão também proporcionaram aos graduandos extensionistas o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação acadêmica, independentemente da área de atuação profissional.

 


Palavras-chave


Biologia celular. Ciências. Ensino fundamental. Extensão universitária.

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