Quem quer ser professor? Roda de conversa com estudantes do ensino médio sobre os prós e contras das licenciaturas
Resumo
O artigo aborda ação extensionista desenvolvida em uma escola da Regional Barreiro (Belo Horizonte, MG), que se propôs em difundir a existência da UEMG para jovens pobres, negros e em contextos de vulnerabilidade social, visando favorecer o seu acesso ao ensino superior, com o objetivo de discutir a visão dos secundaristas sobre as licenciaturas. A intervenção foi estruturada num momento inicial de caráter mais informativo, seguido de roda de conversa com estudantes do ensino médio. Informados de que, na UEMG/Unidade Ibirité, todas as graduações são licenciaturas, e, no campus Belo Horizonte são ofertados cursos de licenciatura, tecnológicos e bacharelados em design, artes plásticas e música, os jovens revelaram-se frustrados, devido as expectativas sobre bacharelados altamente seletivos e prestigiosos, para os quais contam com a assistência estudantil. Mediante a possibilidade de não ingresso, foi possível constatar suas dificuldades em transpor essas aspirações para ações objetivas na realidade, carecendo de informações para a construção de projetos mais flexíveis. Nesse sentido, os poucos jovens que consideraram as profissões disponíveis na UEMG/Unidade Ibirité e campus Belo Horizonte relataram que familiares e amigos são professores, percebendo aspectos positivos da carreira. Esses resultados mostram que suas demandas de escolarização prolongada não se beneficiam da profissionalização compulsória no ensino médio e que a assistência estudantil é um fator central na percepção de autoeficácia para a concretização de seus projetos. Conclui-se que a atração dos jovens para a formação de professores e carreiras científico-tecnológicas em nível superior é um espaço relevante para a atuação da extensão universitária na educação básica.
Palavras-chave
Referências
AFONSO, Maria Lúcia de Mirando; ABADE, Flávia Lemos Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.
ARANHA, Antônia Vitória Soares; SOUZA, João Valdir Alves de. As licenciaturas na atualidade: nova crise? Educ. rev. [online], Curitiba, n. 50, p. 69-86, out-dez. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000400006. Acesso em: 15 jul. 2016.
ARANTES, Shirley de Lima Ferreira; PERES, Simone Ouvinha. Iniciação Científica no Novo Ensino Médio: desafios para a superação de antigos problemas. In: MUCH, L. N.; CENTA, F. G.; KRUGER, K. (Orgs.) Novo Ensino Médio: desafios administrativos, estruturais pedagógicos para sua implementação. Rio de Janeiro: Libroe, 2020. p. 99-135. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35417/978-65-991247-2-3_99. Acesso em: 01 dez. 2021.
BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRANDAO, Denise Freitas; PARDO, Maria Benedita Lima. O interesse de estudantes de pedagogia pela docência. Educ. Pesqui. [online], v.42, n.2, p.313-329, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606142126. Acesso em: 15 jul. 2017.
CACETE, Núria Hanglei. Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educ. Pesqui. [online], v. 40, n. 4, p. 1061-1076. abr. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000011. Acesso em: 15 jul. 2016.
CAIERÃO, Iara Salete. Jovens e escola: trajetórias, sentidos e significados: um estudo em escolas públicas de ensino médio. 2008. 355f. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Porto Alegre. Tese (Doutorado). 2008.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, dez. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004. Acesso em: 15 jul. 2016.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM, 2012.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Belo Horizonte, COOPMED, 2007.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, p. 109-121, 2011.
JÚNIOR, João Feres; DAFLON, Verônica Toste. Políticas da Igualdade Racial no Ensino Superior. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, n. 5, p. 31-44, 2014.
LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres. Educação e Pesquisa, v. 32, n.1, p. 31-48, 2006.
LEÃO, Geraldo Magela Pereira; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc.[online], v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010. Acesso em: 15 jul. 2016.
MAYORGA, Cláudia. (Org.) Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
MAYORGA, C.; COSTA, F. C. S.; CARDOSO, T. L. Universidade Pública no Brasil: entre privilégios e direitos. In: MAYORGA, C. (Org.) Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 19-45.
MAYORGA, C.; PRADO, M. A. M. Democracia, instituições e a articulação de categorias sociais. In: MAYORGA, C. (Org.) (2010). Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 46-70.
MILARE, Thatiane; WEINERT, Patrícia Los. Perfil e perspectivas de estudantes do curso de licenciatura em química da UEPG. Quím. Nova [online], São Paulo, v. 39, n. 4, p.522-529, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20160022. Acesso em: 15 jul. 2016.
PIMENTA, M. “Ser jovem” e “ser adulto”: identidades, representações e trajetórias. 2007. 464f. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP. Tese (Doutorado). 2007.
PORTES, Écio. A. Algumas dimensões culturais da trajetória de estudantes pobres no ensino superior público: o caso da UFMG. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 220-235, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUSA, P. C.; ARANTES, S. L. F. O que pensam os estudantes da licenciatura sobre Ciência e Tecnologia? Relatório de Pesquisa, PAPq/UEMG-PIBIC/UEMG/FAPEMIG, 2018 (mimeo).
VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FAE – UFMG, 297f. Belo Horizonte, 2016.
VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Estudos sobre o funcionamento do sistema de ensino: da reprodução das desigualdades sociais ao efeito escola. Cadernos de Educação, v. 32, p.105-122, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i32.1682. Acesso em 15 mai. 2016.
VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. 2008. 205f. Programa de Pós-Graduação em Educação, FAE/UMFG. Dissertação (Mestrado). 2008.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira Educação, v. 11, n. 32, p.226-237, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000200003. Acesso em: 15 jul. 2016.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20469
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA