A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO: DILEMAS, SAÚDE MENTAL E CONTEXTOS DE TRABALHO NA PANDEMIA
Resumo
Palavras-chave
Referências
ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional. Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v12n2/v12n2a20.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.
BALL, S. J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal. v. 15, n. 2, 2002, p. 3-23. 2002. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37415201.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
BASTOS, M. B. Inclusão escolar: pensando a escuta analítica no trabalho com professores. In: Anais do IV Colóquio do Lepsi, Os adultos, seus saberes e a infância. FEUSP. n. 4, p. 121-127. 2002, São Paulo.
BRASIL, Ministério da Educação / Gabinete do Ministro. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de mar. 2020, Edição: 53, Seção: 1, p.: 39. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 10 mai. 2020.
DA SILVA MONTEIRO, S. Inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, jul./out. p. 237-254, 2020. Disponível em: https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552/301. Acesso em: 17 nov. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005
_______, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
KOHAN, W. O. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-9, 2020a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342400722_Tempos_da_escola_em_tempo_de_pandemia_e_necropolitica_School_times_in_a_time_of_pandemic_and_necropolitics_Tiempos_de_la_escuela_en_tiempo_de_pandemia_y_necropolitica. Acesso em: 10 nov. 2020.
KOHAN, W. O. Formação inventiva de professores em tempos de pandemia: o que um louco lúcido nos convida a pensar e escrever? Mnemosine, v. 16, n. 1, p. 53-66. 2020b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/52682/34295. Acesso em: 6 ago. 2020
KUPFER, M. C. M. O que toca à/a Psicologia Escolar. In: SOUZA, M. P. R.; MACHADO, A. M. (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 55-65.
LERNER, A. B. C.; FONSECA, P. F.; SAYÃO, Y.; MACHADO, A. M. Plantão Institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação. Estilos da Clínica. São Paulo, v. 19, n. 1, jan./abr. p. 199-208. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010/84656. Acesso em: 22 jul. 2020.
NUNES, A. J. P. G.; NUNES, W. A. J. P. G. Considerações sobre o aumento da produtividade do trabalho e suas consequências para os professores e demais trabalhadores do funcionalismo público. Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 6, n. 2, jan. /jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/redd/article/view/6447/4756. Acesso em: 20 mai. 2020.
PATTO, M. H. S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP. São Paulo, v. 3, n. 1-2. p. 107-121. 1992. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34463/37201. Acesso em: 12 out. 2019.
______, M. H. S. O conceito de cotidianidade em Agnes Heller e a pesquisa em Educação. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais. São Paulo, v. 16. p. 119-141. 1993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/775/636. Acesso em: 22 jan. 2020.
______, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. Ed. São Paulo: Intermeios, 2015.
RIBEIRO, C. V. S.; LÉDA, D. B.; SILVA, E. P.; FREITAS, L. G. Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades. Revista Trabalho En(cena). Tocantins, v. 1, n. 1, p. 50-68. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398/9072. Acesso em: 12 mai. 2020.
ROSA, M. B. A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. 2. ed. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2018.
SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P. Políticas curriculares e a subalternização do trabalho docente. Educação em Foco. Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 39-64; mar./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19654. Acesso em: 3 jun. 2020.
SILVA, G. N.; CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout: um estudo com professores da rede pública. Revista de Psicologia Escolar e Educacional. v. 7, n. 2, p. 145-153. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v7n2/n2a04.pdf. Acesso em: 22 mai. 2020
SOUZA, M. P. R. A queixa escolar na formação de psicólogos: desafios e perspectivas. In: SOUZA, M. P. R.; TANAMACHI, E.; ROCHA, M. L. (Org.). Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 105-142.
VOLTOLINI, R. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20468
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA