AS AÇÕES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CINEAD EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Adriana Mabel Fresquet, Leonardo Cesar Alves Moreira, Pedro Almeida Cupolillo, Cristiana Corrêa Santos, Alfredo José Rebello

Resumo


O presente artigo apresenta algumas das ações de um programa de extensão da UFRJ no período da pandemia de Covid-19. Durante o funcionamento regular das instituições de ensino, o grupo concentra seus esforços em promover aulas de iniciação ao cinema em escolas e hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, foi necessário adaptar a proposta extensionista, respeitando as regras impostas no ano atípico de 2020, inventando e reinventando modos de viabilizar a continuidade das ações, de forma a manter o previsto na Resolução Nº 07, de 18 de dezembro de 2018 (que prevê a indissociabilidade do tripé universitário – pesquisa, ensino, extensão – e afirma a obrigatoriedade de cumprimento de pelo menos 10% do total da carga horária dos cursos de graduação em extensão). Durante a pandemia, diversas ações foram realizadas, entre estas um Curso de Extensão para vinte e cinco estudantes de graduação, além de encontros semanais com leituras de textos, visando a produção de materiais e a divulgação científica através das redes sociais do programa. Ainda durante esse período, o programa tem realizado minicursos e divulgado materiais em eventos acadêmicos universitários, tanto na UERJ quanto na UFRJ, além de organizar uma mostra virtual na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio.


Palavras-chave


Extensão universitária. Cinema. Educação.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ASSUNÇÃO, Helena Santos; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. A estética política da gambiarra cotidiana. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 92-114, 2016.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD/UFRJ, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES, 07 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em . Acesso em 10 set 2020

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Coleção Alteridade e Criação, 2).

FRESQUET, Adriana (org). Currículo de Cinema para a Educação Básica. Acessível em: www.educação.fe.ufrj/cultura/livros-digitais/Adriana Fresquet, 2013b.

FRESQUET, Adriana. Princípios e propostas para uma introdução ao cinema com professores e estudantes: a experiência do CINEAD/UFRJ. In: BARBOSA, Maria Carmen Silveira;; SANTOS, Maria Angélica. (Org.). Escritos de Alfabetização Audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: a lei 13006/14. Reflexões, críticas e propostas. Ouro Preto: Universo, 2015.

GOMES, E. X. ; GONÇALVES, T. N. R. . Trabalho da educação: acção humana, não-produtividade e comunidade. Interacções, v. 11, p. 24 - 46, 2015.

GONÇALVES, TERESA N. R. Pesquisa(-)formação. Revista educação em questão (online), v. 57, p. 1-23, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 12, 20-28, 2002.

MASSCHELEIN, J . E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Revista Educação & Realidade. 2008.

MASSCHELEIN, J., & SIMONS, M. Em defesa da escola. Uma questão pública. Belo Horizonte/ São Paulo: Autêntica. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Conselho Universitário. Resolução nº 02/2020, de 23 de abril de 2020. Regulamento da Extensão Universitária na UFRJ. Disponível em . Acesso em: 18 set. 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19717

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA