POSSIBILIDADES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO DE APOIO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA FRENTE AO CONTEXTO DA COVID-19

Renata Castro, Luiza Seffrin Von Muhlen, Renata Sousa Carvalho, Zuila Maria Lobato Wanghon

Resumo


Em poucos meses desde o relato do primeiro caso da COVID-19 na China, o mundo está em alerta. No Brasil foi atingida a triste marca de 135.793 mortos e 4.495.183 acometidos pela COVID-19. Esse contexto atingiu profundamente a sociedade, impondo novas formas de nos relacionarmos. Na vida universitária não tem sido diferente. O desenvolvimento das ações de extensão tem sido resultado de criatividade aliada a necessidade de continuar contribuindo com a sociedade. Este artigo relata o percurso de um projeto de extensão durante os primeiros meses da epidemia na cidade de Florianópolis. O Projeto de extensão tem como objetivo potencializar as ações do PSE nos municípios parceiros. Com a suspensão das atividades presenciais de ensino no estado surgiu a necessidade de repensar as ações a partir de novas estratégias. Uma das primeiras estratégias foi a formação da equipe para o desenvolvimento de materiais educativos em saúde utilizando como veículo as redes sociais. Uma segunda frente foi apoiar a gestão de municípios para a reorganização da atenção em saúde bucal, levando em consideração as recomendações das instituições mundiais de saúde, as normas técnicas vigentes em nosso país, bem como as melhores evidências científicas. Por fim, iniciou-se juntamente aos municípios o planejamento de ações possíveis no âmbito do PSE, levando em consideração os diferentes contextos e buscando a continuidade das ações de promoção e de educação em saúde.


Palavras-chave


Relações comunidade extensão. Formação profissional em saúde. Integração docente assistencial. Saúde do estudante.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19687

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