SAÚDE MENTAL E A COVID-19: INTERVENÇÕES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA
Resumo
A pandemia da Covid-19 e as medidas de distanciamento social transcorrem com impactos na saúde mental e nas condições de vida, saúde e trabalho. Simultaneamente à pandemia da Covid-19, vivencia-se uma pandemia de informação e de desinformação (infodemia), a qual resulta no aumento dos custos sociais e econômicos relacionados à Covid-19. As ações extensionistas, com ênfase nas intervenções virtuais de educação em saúde, podem contribuir para o enfrentamento das consequências da pandemia. Objetivou-se relatar as intervenções virtuais de educação em saúde do projeto de extensão “Saúde mental e a Covid-19: informações e estratégias” como subsídios para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Trata-se de um relato de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvido entre os meses de maio e julho de 2020, realizado por cinco docentes e onze discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia. Elaboraram-se oito informativos virtuais (flyers) com temáticas distintas, sendo utilizadas diferentes mídias sociais para ampliar a divulgação, o que corroborou o aumento do alcance das produções desenvolvidas. Conclui-se que a difusão de conhecimento baseada em evidências para a população contribui para o enfrentamento da desinformação e do ônus evitável da pandemia da Covid-19 e, especialmente, reafirma o compromisso social da universidade pública e da extensão universitária em contribuir para superar os emergentes desafios e necessidades da sociedade.
Palavras-chave
Referências
APUKE, Oberiri Destiny; OMAR, Bahiyah. Fake news and COVID-19: modelling the predictors of fake news sharing among social media users. Telematics Inf, p. 1-16, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
BARROS, Marilisa Berti de Azevedo et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 4, e2020427, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2411-2421, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Plano brasileiro de preparação para enfrentamento de uma pandemia de influenza. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Especial Doença pelo Coronavírus COVID-19 - Semana Epidemiológica 37 (06 a 12/09). Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
BROOKE, Joanne; JACKSON, Debra. Older people and COVID‐19: isolation, risk and ageism. Journal of Clinical Nursing, v. 29, n. 13-14, p. 2044-2046, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
CAMPO-ARIAS, Adalberto; PEDROZO-PUPO, John Carlos; PEDROZO-CORTÉS, María José. Percepção de estresse relacionado à epidemia da COVID-19 na Colômbia: uma pesquisa eletrônica. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, e00090520, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
CARLSEN, Hjalmar Bang; TOUBØL, Jonas; BRINCKER, Benedikte. On solidarity and volunteering during the COVID-19 crisis in Denmark: the impact of social networks and social media groups on the distribution of support. European Societies, p. 1-19, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
COMITÊ CIENTÍFICO DO NÚCLEO DE CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
CRODA, Julio Henrique Rosa; GARCIA, Leila Posenato. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 1, e2020002, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
CZEISLER, Mark É. et al. Mental health, substance use, and suicidal ideation during the COVID-19 pandemic—United States, June 24–30, 2020. Morbidity and Mortality Weekly Report, v. 69, n. 32, p. 1049, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
DELIRRAD, Mohammad; MOHAMMADI, Ali Banagozar. New Methanol Poisoning Outbreaks in Iran Following COVID-19 Pandemic. Alcohol and Alcoholism, v. 55, n. 4, p. 347-348, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
GARCIA, Leila Posenato; DUARTE, Elisete. Infodemia: excesso de quantidade em detrimento da qualidade das informações sobre a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 4, e2020186, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2020.
GALHARDI, Cláudia Pereira et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciênc. Saúde Colet., v. 25, supl. 2, p. 4201-4210, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2020.
GORDON, Joshua A.; AVENEVOLI, Shelli; PEARSON, Jane L. Suicide Prevention Research Priorities in Health Care. JAMA Psychiatry, v. 77, n. 9, p. 885-886, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
GUNNELL, David et al. Suicide risk and prevention during the COVID-19 pandemic. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 6, p. 468-471, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida; SANTANA, Rosimere Ferreira. Saúde do idoso em tempos de pandemia Covid-19. Cogitare enferm., v. 25, e72849, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
HASSANIAN-MOGHADDAM, Hossein et al. Double trouble: methanol outbreak in the wake of the COVID-19 pandemic in Iran—a cross-sectional assessment. Crit Care, v. 24, n. 1, p. 402, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
HOLMES, Emily A. et al. Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 6, p. 547-560, 2020. Disponível em: Acesso em: 19 set. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD COVID19. Rio de Janeiro: IBGE; 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
ISLAM, Md Saiful et al. COVID-19–Related Infodemic and Its Impact on Public Health: a global social media analysis. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 103, n. 4, p. 1621-1629, 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2020.
JAIME, Patrícia Constante. Pandemia de COVID19: implicações para (in)segurança alimentar e nutricional. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, n. 7, p. 2504, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
LEE, Joyce. Mental health effects of school closures during COVID-19. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 6, p. 421, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
LIMA, Nísia Trindade; BUSS, Paulo Marchiori; PAES-SOUSA, Rômulo. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 7, e00177020, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
LIMA, Rossano Cabral. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis, v. 30, n. 2, e300214, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
LOSEKANN, Raquel Gonçalves Caldeira Brant; MOURÃO, Helena Cardoso. Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, v. 28, p. 71-75, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
MALTA, Deborah Carvalho et al. Distanciamento social, sentimento de tristeza e estilos de vida da população brasileira durante a pandemia de COVID-19. Saúde em Debate, 2020a. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2020.
MALTA, Deborah Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 4, e2020407, 2020b. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2020.
MARQUES, Emanuele Souza et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 4, e00074420, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
MELO, Bernardo Dolabella et al. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: crianças na pandemia Covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz/CEPEDES, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
MORRISSETTE, Matthew. School Closures and Social Anxiety During the COVID-19 Pandemic. Journal of The American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, p. 1-5, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
NETO, Mercedes et al. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enferm., v. 25, e72627, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
NUSSBAUMER-STREIT, Barbara et al. Quarantine alone or in combination with other public health measures to control COVID-19: a rapid review. Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 4, n. 4, CD013574, 2020. Disponível: . Acesso em: 19 set. 2020.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Organização Mundial da Saúde. nº 5. 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
PRATES, Elton Junio Sady et al. Oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social: promoção da saúde, cidadania e empoderamento. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 79-90, 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
QUEZADA, Reyes Limon; TALBOT, Christie; QUEZADA-PARKER, Kristina Belen. From bricks and mortar to remote teaching: a teacher education programme‘s response to COVID-19. Journal of Education for Teaching, p. 1-12, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
REGER, Mark A.; STANLEY, Ian H.; JOINER, Thomas E. Suicide Mortality and Coronavirus Disease 2019 - A Perfect Storm?. JAMA Psychiatry, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
SCHALL, Virgínia T.; STRUCHINER, Miriam. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública, v. 15, supl. 2, p. S4-S6, 1999. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
SHER, Leo. An infectious disease pandemic and increased suicide risk. Braz. J. Psychiatry, v. 42, n. 3, p. 239-240, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
SILVA, Lara Lívia Santos da et al. Medidas de distanciamento social para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: caracterização e análise epidemiológica por estado. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 9, e00185020, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2469-2477, 2020. Disponível em . Acesso em: 19 set. 2020.
SOUZA, Thaís dos Santos de et al. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às fakes news na pandemia pela COVID-19. Enferm. Foco, v. 11, n. 1, p. 124-130, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
STEIN, Caroline et al. Pandemia da COVID-19 no Brasil: projeções do institute for health metrics and evaluation e a evolução observada. SciELO Preprints, p. 1-31, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
TANGCHAROENSATHIEN, Viroj et al. Framework for Managing the COVID-19 Infodemic: methods and results of an online, crowdsourced who technical consultation. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 6, e19659, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Resolução Nº 10/2019, de 10 de outubro de 2019. Belo Horizonte, 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Gabinete do Reitor. Portaria Nº 1819, de 18 de março de 2020. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Escola de Enfermagem. Projeto incentiva ações para lidar com a saúde mental durante a quarentena. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2020.
VAN-DEN-BROUCKE, Stephan. Why health promotion matters to the COVID-19 pandemic, and vice versa. Health Promotion International, v. 35, n. 2, p. 181-186, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
VASCONCELLOS-SILVA, Paulo R.; CASTIEL, Luis David. COVID-19, as fake news e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 7, e00101920-1, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
VIEIRA, Pâmela Rocha; GARCIA, Leila Posenato; MACIEL, Ethel Leonor Noia. Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela? Rev. Bras. Epidemiol., v. 23, e200033, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
VIGO, Daniel; THORNICROFT, Graham; ATUN, Rifat. Estimating the true global burden of mental illness. The Lancet Psychiatry, v. 3, n. 2, p. 171-178, 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, e00068820, 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2020.
WILDER-SMITH, A.; FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, v. 27, n. 2, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Promoting mental health: concepts, emerging evidence, practice (Summary Report). Geneva: WHO; 2004. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19-11 March 2020. Geneva: WHO; 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2020.
ZACAN, Cássia Rejane; TONO, Cineiva Campoli Paulino. Hábitos dos adolescentes quanto ao uso das mídias digitais. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 5, n. 11, p. 98-119, 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2020.
ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225, p. 676, 2020. Disponível em . Acesso em: 19 set. 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19686
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA