UNILA AO SEU ALCANCE: AÇÕES NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

Waldemir Rosa, Mateus Ferreira da Silva, Rogério Motta Moreira, Michele de Oliveira Jimenez, Rafael Franca Palmeira, Márcia Lurdes de Souza Maschio

Resumo


Este trabalho apresenta as ações do projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o UNILA ao seu alcance, e as devidas reformulações para adaptação ao contexto de isolamento social. O projeto publiciza a universidade pública e suas formas de acesso. O artigo  traz o histórico do projeto construído a partir de relatos de coordenadores da ação desde 2016 a 2020 e compara a metodologia presencial, na antiga normalidade, e a metodologia virtual, em contexto de pandemia, assim como seus resultados. A metodologia virtual tem alcançado resultados satisfatórios em análise quantitativa mas qualitativamente o projeto perdeu sua capilaridade nos estratos mais pobres que acessam o ensino público estadual do Paraná.

Palavras-chave


Extensão. Mídias sociais. Isolamento social. Acesso à universidade. ENEM.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, Junho 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702423&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 set 2020.

BRAGA, M. Processo longo e resultado incerto: entenda o que mais de 160 candidatas a vacina de covid-19 enfrentam na luta contra possível fracasso. G1, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/03/processo-longo-e-resultado-incerto-entenda-o-que-113-candidatas-a-vacina-de-covid-19-enfrentam-na-luta-contra-possivel-fracasso.ghtml. Acesso em: 17 set 2020.

GARCIA, K. M. Z. BAUTISTA, J. L. C. MOREIRA, R. M. MASCHIO, M. L. S. PALMEIRA, R. F. UNILA a su alcance. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1, 2018, Foz do iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: UNILA, 2018. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe/2018/anais. Acesso em: 17 set 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. ENEM, 2020. Site de acesso e informações do Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/. Acesso em: 17 set 2020.

MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Revista Boletim de Conjuntura - BOCA. Boa Vista, 2020. ISSN: 2675-1488. Acesso em: 25 ago. 2020.

MEDINA, L. P. F. MOREIRA, R. M. MASCHIO, M. L. S. PALMEIRA, R. F. UNILA ao seu alcance. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2, 2019, Foz do iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2019. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe/arquivo/2019_anais_siepe.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. ARTIGO: Reabrir as escolas: quando, onde e como? Rio de Janeiro: ONU; 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-reabrir-as-escolas-quando-onde-e-como/. Acesso em: 17 set. 2020.

SOARES, L. SCHOEN, T. H. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolo de 13 países. SCIELO preprint. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1082/1590. Acesso em: 17 set 2020. Acesso em: 25 ago. 2020.

SOTELLO, Fernanda; HACK NETO, Eduardo; JUNIOR DAMKE, Elói. Imagem institucional: avaliação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) segundo o público interno e externo. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 281-304, set. 2018. ISSN 1983-4535. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2018v11n3p281. Acesso em: 17 set. 2020.

UNILA. UMAPAS: Plataforma de Mapeamentos, 2020. Mapa dos locais de realização do projeto de extensão Unila ao Seu Alcance: 2019. Disponível em: https://unila.edu.br/umapas/?map=mapa-dos-locais-de-realizacao-do-projeto-de-extensao-unila-ao-seu-alcance-2019. Acesso em: 15 set. 2020.

WILDER-SMITH, A FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/jtm/article/27/2/taaa020/5735321. Acesso em: 25 ago. 2020.

World Health Organization - WHO. WHO Director-General's statement on IHR Emergency Committee on Novel Coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 25 ago. 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19681

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA