EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO EM PROJETO DE EXTENSÃO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O Projeto de Extensão “Anatomia Funcional e Estética para Restaurações Diretas” (AFERD) conta com participação dos professores do núcleo de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e está em atividade desde 2018. A fim de manter os alunos engajados em atividades acadêmicas durante o período de pandemia de coronavírus 2 (SARS-CoV-2) em 2020, deu-se continuidade ao projeto de modo remoto. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi descrever as atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas na área de odontologia restauradora em um projeto de extensão durante a pandemia do SARS-CoV-2. O projeto teve duzentos e dez inscritos para a modalidade remota, com uma presença média de cento e vinte três alunos nas atividades síncronas. Foram realizadas dez atividades semanais síncronas com uma hora de duração, juntamente com atividades assíncronas não obrigatórias no Moodle. Para as atividades assíncronas, um total de cento e dezesseis se inscreveram no Moodle, com média de sessenta e três atividades entregues. O projeto conseguiu implementar com sucesso uma estratégia de ensino remoto de odontologia restauradora com um alto número de inscritos e participação ativa de grande parte dos alunos nas atividades assíncronas não obrigatórias. Além disso, foi bem avaliado pelos seus participantes com a maioria pretendendo continuar nele pelo próximo semestre. Dessa forma, o ensino remoto permitiu a continuidade das atividades de dentística para acadêmicos e profissionais da área dentro de um Projeto de Extensão no período de pandemia.
Palavras-chave
Referências
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19677
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