A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Tiago Neuenfeld Munhoz, Eduarda Pizarro de Magalhaes, Larissa da Silveira Soares, Luise Machado da Silva Zanette de Oliveira, Mariana Gouvêa Silveira, Vanessa de Araújo Marques

Resumo


A recente pandemia de COVID-19 suscitou um contexto propício para o aumento dos níveis de ansiedade, estresse e depressão na população. Dessa maneira, como forma de atualizar o projeto de extensão frente ao contexto de distanciamento social, bem como de estabelecer estratégias de prevenção e promoção de saúde mental, atividades de intervenção, com base em pesquisas científicas, foram planejadas e colocadas em prática por meio das mídias digitais. Neste relatório, busca-se apresentar de forma reflexiva a construção das propostas pelos docentes e discentes envolvidos no projeto, além de discutir dificuldades e potencialidades identificadas. Para isso, buscou-se desenvolver um detalhamento das ações, visando a demonstrar com clareza as etapas das propostas de intervenção e a importância do uso das redes sociais para a divulgação de conhecimento sobre prevenção e promoção de saúde mental nesse contexto de distanciamento social. Verificou-se, de forma geral, que a divulgação de materiais mediante o uso de mídias digitais tende a ampliar o acesso à informação da população, possibilitando novos meios de aprendizagem e promovendo uma rede de contato entre estudantes, professores e comunidade.


Palavras-chave


Estratégias de apoio psicológico. Saúde mental. Mídias digitais. COVID-19.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ARAGÃO, É. Pandemia escancara desigualdade e revela que pretos e pobres são os mais afetados. 2020. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/pandemia-escancara-desigualdade-e-revela-que-pretos-e-pobres-sao-os-mais-afetado-7872. Acesso em: 29 out. 2020.

BARATA, R. B. Como e Por que as desigualdades fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2009.

BARROS, M. B. A.; LIMA, M. G.; MALTA, D. C.; SZWARCWALD, C. L. et al. Report on sadness/depression, nervousness/anxiety and sleep problems in the Brazilian adult population during the COVID-19 pandemic. Epidemiol Serv Saude, 29, n. 4, p. e2020427, 2020.

BAUMAN, Z. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2011.

BAUMAN, Z. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2004.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1998.

BRASIL. Coronavírus: o que você precisa saber. 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 12 set. 2020

BRASIL. Lei nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020. Diário Oficial - República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 fev. 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 de out. 2020

BROOKS, S. K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet. 2020.

CALEGARO, V. C. Monitoramento da evolução da sintomatologia pós-traumática, depressão e ansiedade durante a pandemia da COVID-19 em brasileiros. COVIDPSIQ Disponível em: https://www.covidpsiq.org/pagina-em-branco Acesso em: 27 out. 2020.

CLARK, D. A.; BECK, A. T. Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, p. 70-196, 2012.

DORN, A. V.; COONEY, R. E.; SABIN, M. L. COVID-19 exacerbating inequalities in the US. Lancet, 395, n. 10232, p. 1243-1244, Apr 18 2020.

ENUMO, S. R. F. et al. Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 37, p. 1-10, mai. 2020.

GOLEMAN, D. A arte da meditação: Aprenda a tranquilizar a mente, relaxar o corpo e desenvolver o poder da concentração. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270pnadcontinua.html?edicao=27138&t=resultados. Acesso em: 15 set. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Educação 2019. Brasília: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Trabalho. Brasília: IBGE, 2020. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/trabalho.php. Acesso em: 27 out. 2020.

JOSEPH, S. J.; GUNASEELAN, P.; BHANDARI, S. S.; DUTTA, S. How the novel coronavirus (COVID-19) could have a quivering impact on mental health? Open journal of psychiatry & allied sciences, 11, n. 2, p. 135, 2020.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-8, mai. 2020.

MALTA, D. C.; PORTO, D. L.; CRESPO, C. D.; SILVA, M. M. A. et al. Bullying in Brazilian school children: analysis of the National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, 17, p. 92-105, 2014.

MASSARO E. K. O Livro da Psicologia. Porto Alegre: Editora Globo, 2011.

MÜLLER, M. R.; GUIMARÃES, S. S. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de Psicologia I Campinas I 24(4) I 519-528 I, out - dez 2007.

NEUFELD, Carmem Beatriz. Terapia cognitivo-comportamental em grupo para crianças e adolescentes. Artmed Editora, 2015.

NOAL, D. D. S.; DAMÁSIO, F. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19 – A quarentena na Covid-19 – orientações e estratégias de cuidado. FIOCRUZ. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (UNICEF). Deixa que eu conto: Podcasts com histórias e brincadeiras para crianças de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/deixa-que-eu-conto. Acesso em: 23 mai. 2020

ORNELL, F. et al. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 232-235, jun. 2020.

PAPALIA D. E; FELDMAN R. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Editora AMGH, 2013.

PINHEIRO, D. P. N. A resiliência em discussão. Psicol. estud. [online]. v.9, n.1, p. 67-75, 2004.

RAJKUMAR R. P. COVID-19 and mental health: A review of the existing literature. Asian Journal of Psychiatry, Pondicherry, v. 52, p. 1-5, ago. 2020.

SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 2020.

SIBLEY, Chris G. et al. “Effects of the COVID-19 Pandemic and Nationwide Lockdown on Trust, Attitudes Towards Government, and Wellbeing.” PsyArXiv, 20 Abr. 2020.

SILVA, H. G. N.; DOS SANTOS, L. E. S.; DE OLIVEIRA, A. K. S. Efeitos da pandemia do novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. Journal of Nursing and Health, 10, n. 4, 2020

SUNIM, H. As coisas que você só vê quando desacelera. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

TAYLOR S. et al. Development and initial validation of the COVID Stress Scales. Journal of Anxiety Disorders. v. 72, p. 1-7, mai. 2020.

VALENTE, J. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Agência Brasil (Online), 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa. Acesso em: 15 Set. 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19667

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA