EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: AS NOVAS FORMAS DE DIÁLOGO EM MEIO À PANDEMIA
Resumo
O presente relatório tem por objetivo refletir sobre uma ação de extensão desenvolvida na página virtual do projeto de extensão “Kitangu: Educação Física na Educação Infantil”, no contexto do período de pandemia em virtude da Covid-19. São analisados onze depoimentos de professores, publicados em formato de vídeo, sobre suas respectivas compreensões sobre Educação Física e Educação Infantil. Para compreender os temas mais sensíveis no material analisado, foi mobilizada a ferramenta da análise da Nuvem de Palavras (NPs). Deste modo, no referido relatório, emergiu o destaque da palavra criança, o protagonismo dos jogos e das brincadeiras e a preocupação com as interações, delineando possibilidades de aproximação com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do ato das Disposições Constitucionais Transitórias [...]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2020.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf Acesso em: 04 set. 2020.
NOGUEIRA, M. D. P. O fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileira: um ator social em construção. Interfaces Revista de Extensão, v.1, n. 1, p. 35-47, jul/Nov 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18932. Acesso em: 04 set. 2020.
NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
PEREZ, Carla Francine de Andrade; TOURINHO, Francis Solange Vieira; CARVALHO JUNIOR, Paulo Marcondes. Competências no processo de formação do enfermeiro para o cuidado ao envelhecimento: revisão integrativa. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 25, n. 4, 2016 . Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v25n4/pt_0104-0707-tce-25-04-0300015.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n. 1, p. 201-219, Jan./Abr. 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acesso em: 17 ago. 2020.
SILVA; JORGE, Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares,: Atas - Investigação Qualitativa em Saúde/Investigación Cualitativa en Salud v.2, p.41-48, 2019. Disponível em: ago. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2002. Acesso em: 17 ago. 2020.
SOARES, C.; TAFFAREL, C.; ESCOBAR, M.; VARJAL, M..; CASTELLANI FILHO, L.; BRACHT, V. Metodologia do Ensino de Educação Física – São Paulo: Cortez, 1992.
VILELA, Rosana Brandão; RIBEIRO, Adenize; BATISTA, Nildo Alves. Word cloud as a tool for content analysis an application to the challenges of the professional master´s degree courses in health education. Millenium Journal, Viseu, n. 11, p.29-36, 2000. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/17103. Acesso em: 17 ago. 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19659
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA