UNIDADES DE SUPORTE AO ISOLAMENTO VOLUNTÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NA PERIFERIA DE PELOTAS

André de Oliveira Torres Carrasco, Flávia Pagnoncelli Galbiatti, Rodolfo Barbosa Ribeiro

Resumo


O presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um projeto voltado à estruturação de um sistema de equipamentos públicos destinados à complementação das estratégias de enfrentamento e contenção da pandemia de Covid-19 na cidade de Pelotas a partir da disponibilização de ambientes adequados à prática do isolamento social voluntário. A proposta tomou como pressuposto a constatação de que a qualidade do espaço habitado, em suas múltiplas escalas, deveria ser considerada como uma questão de saúde pública e, portanto, não poderia ser deixada de lado na definição de estratégias e ações voltadas à redução do ritmo do contágio no contexto local, especialmente nas periferias. Nesse sentido, a partir da análise de dados e mapas disponibilizados pela Prefeitura de Pelotas, da identificação de zonas críticas que combinam precariedade habitacional e índices elevados de casos de Covid-19 e do reconhecimento de experiências bem-sucedidas no cenário nacional, foi desenvolvido o projeto para um sistema de equipamentos públicos destinados ao isolamento voluntário de pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que apresentem sintomas leves e assintomáticos. Compreendendo essencialmente a articulação, adaptação e qualificação de equipamentos existentes – escolas e UBS –, o projeto tem como objetivo desenvolver alternativas adequadas para ambientes de suporte ao isolamento social voluntário para aqueles pacientes que considerem que sua casa não apresenta as melhores condições para seu bem-estar e para a segurança de seus familiares.


Palavras-chave


Covid-19. Periferia. Isolamento voluntário. Extensão universitária. Arquitetura e urbanismo.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ESTADO DE MINAS. Na favela, escola vira centro para morador se isolar. Estado de Minas. 11 de maio de 2020. Geral. Disponível em: . Acesso em: 20 de jul. de 2020.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Agregados por Setores Censitários. Pelotas: IBGE, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 de jul. de 2020.

LEITZKE, Vitória. Pelotas passa para bandeira vermelha no distanciamento controlado. Prefeitura de Pelotas. Pelotas, 03 de jul. de 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 de jul. de 2020.

LEITZKE, Vitória. Perfil dos infectados pelo coronavírus é atualizado. Prefeitura de Pelotas. Pelotas, 23 de jul. de 2020b. Disponível em: < http://www.pelotas.com.br/noticia/perfil-de-infectados-pelo-coronavirus-e-atualizado>. Acesso em: 23 de jul. de 2020.

MAGALHÃES, Tânia. Shopping está autorizado a abrir as portas a partir deste sábado. Prefeitura de Pelotas. Pelotas, 24 de abr. de 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 de jul. de 2020.

MEIRELLES, Luiza. Prefeitura decreta o fechamento do comércio a partir deste sábado devido à pandemia. Prefeitura de Pelotas. Pelotas, 20 de mar. de 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 de jul. de 2020.

PAULO, Paula Paiva. Escolas de Paraisópolis transformadas em áreas de isolamento para Covid-19 começam a receber contaminados. G1 SP, São Paulo, 29 de abr. de 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 de jul. de 2020.

PELOTAS, PREFEITURA MUNICIPAL. Lei nº 5.502, de 11 de setembro de 2008. Plano Diretor Municipal. Pelotas, 2008

PELOTAS, PREFEITURA MUNICIPAL. Plano Local de Habitação de Interesse Social. Pelotas, 2013

PELOTAS, PREFEITURA MUNICIPAL. Pelotas contra o coronavírus. Últimos boletins. Pelotas, 2020. Disponível em: http://www.pelotas.com.br/coronavirus#boletim. Acessado em 17 de set. 2020

ROLNIK, Raquel. Contágio é maior entre os que saíram para trabalhar. LabCidade, São Paulo, 2020. Disponível em: http://www.labcidade.fau.usp.br/a-cidade-e-nossa-com-raquel-rolnik-19-contagio-e-maior-entre-os-que-sairam-para-trabalhar/. Acessado em: 20 de jul. 2020.

SENNA, ALESSANDRA. Decreto libera atividades, mas mantém regras da bandeira vermelha. Prefeitura de Pelotas, 20 jul. de 2020.Disponível em: http://www.pelotas.com.br/noticia/decreto-libera-atividades-mas-mantem-regras-da-bandeira-vermelha. Acesso em: 23 de jul. de 2020.

SENNA, ALESSANDRA. Prefeitura amplia número de leitos para pacientes de Covid19. Prefeitura de Pelotas, 21 jul. de 2020b.Disponível em: http://www.pelotas.com.br/noticia/decreto-libera-atividades-mas-mantem-regras-da-bandeira-vermelha. Acesso em: 23 de jul. de 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19657

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA