PORQUE O MAIS IMPORTANTE É ESTAR JUNTO DO PÚBLICO-ALVO: AÇÕES DO PROGRAMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DA UFCSPA NA PANDEMIA COVID-19
Resumo
O programa extensionista "Contação de Histórias na Promoção da Saúde” entrelaça a utilização das artes e da literatura como subsídio para uma formação diferenciada dos estudantes da área da saúde, propiciando a aquisição de habilidades para o atendimento humanizado aos pacientes. O objetivo é ofertar aos pacientes e à comunidade em geral momentos de alento e ânimo, por meio de ferramentas artísticas, tais como livros literários, sites de arte e outros. O programa desenvolve ações que, originalmente, foram criadas e articuladas visando o ensino presencial, entretanto devido ao isolamento social e, com a consequente suspensão das aulas presenciais decorrentes da pandemia da Covid-19, o programa precisou revisar e reinventar suas propostas para dar continuidade ao trabalho extensionista à distância. Para tal, a disciplina optativa e o curso “Formação de Contação de Histórias” foram readequados para suprir a demanda desta nova realidade e, ainda, foram desenvolvidos um projeto de divulgação de artes gratuitas e o projeto "Me conta qual livro te encanta?" objetivando acolher as ansiedades dos indivíduos em situação de isolamento e contribuir para o combate às situações estressoras do confinamento. Dessa maneira, embora a pandemia se configure como um desafio à educação, o programa "Contação de Histórias na Promoção da Saúde" atravessa os muros físicos da Universidade para continuar com sua missão extensionista e manter-se junto ao público-alvo.
Palavras-chave
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, p.17, 1989.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 14 set. 2020.
OMS - Organização Mundial da Saúde. What is the evidence on the role of the arts in improving health and well-being? A scoping review. Dinamarca: 2019. Disponível em:
https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/329834/9789289054553-eng.pdf . Acessado em: 14 set. 2020.
PEREIRA, M.D. et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Res. Soc. Dev., São Paulo, v.9, n. 7, p.1-31, abr. 2020.
ROSEVICS, L. et al. ProCura – a arte da Vida: um Projeto pela Humanização na Saúde. Rev. bras. educ. med. Brasília, v.38, n.4, p. 486-492, jul. 2014.
SILVA, I.A. Contribuições da Extensão Universitária na formação dos alunos em faculdades privadas de Teresina-PI. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA EN LA EDUCACIÓN, 3., 2019, Assunção. Anais [...]. Asunción, Paraguay. Disponível em: https://www.utic.edu.py/repositorio/COLOQUIOS-SIMPOSIOS/SIMPOSIOS/III%20Simpsosio%20Internacional/12.%20Ivone%20Antonia%20Silva%20TC.pdf . Acessado em 14 set. 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19601
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA