VIVÊNCIAS SURDAS: PRÁTICAS ARTÍSTICAS
Resumo
O presente texto tem a intenção relatar uma ação do projeto de extensão “A Comunidade Surda Reinventando a Arte do Balé”, cujo objetivo é proporcionar à comunidade surda o contato com dança, em especial o balé clássico. Foi realizado no ano de 2019 o espetáculo “Vivências surdas: práticas artísticas” nas dependências da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Para isso, relataremos aqui a visão do espetáculo através da leitura de uma atriz e dançarina surda que integra as atividades do projeto. As questões que nortearam a entrevista tiveram como temática a experiência/vivência do sujeito surdo em participar de um espetáculo voltado para a comunidade surda de Pelotas e região, em que foram apresentadas diversas modalidades artísticas. Os resultados mostram que é possível que sujeitos surdos aprendam a dançar desde que o professor saiba a língua brasileira de sinais e, além disso, a metodologia de ensino seja focada na experiência visual trazendo assim o sujeito surdo como protagonista do espetáculo.
Palavras-chave
Referências
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18846
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Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
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