EDUCAÇÃO EM MUSEUS, CRIAÇÕES E PRÁTICAS EM DOIS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS DA UFPEL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a criação e a prática de duas ações educativas para dois museus universitários, com tipologias diferentes, sendo eles o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e o Museu do Doce. Neste sentido, discutem-se as interfaces de um processo criativo desenvolvido com o intuito de ser uma atividade educativa para museus, portanto fez-se necessário refletir sobre teorias acerca da educação museal. Como metodologia utilizou-se a revisão bibliográfica, entrevistas com os agentes das instituições participantes, práticas de experimentação e debates em sala de aula. Ambos os projetos foram realizados em sua totalidade, envolvendo cerca de oitenta jovens de diferentes instituições. Possibilitando assim uma ampliação da atuação dos museus envolvidos, bem como o diálogo com públicos muitas vezes distantes destes.
Palavras-chave
Referências
BARBOSA, Neilia Marcelina; OLIVEIRA, Anna Luiza Barcellos de; TICLE, Maria Letícia Silva. Ação educativa em museus: caderno 04. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura/Superintendência de Museus de Minas Gerais, 2010. Disponível em: http://www.cultura.mg.gov.br/images/2015/Sumav/miolo_acao_educativa_2.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. Introdução. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 20, n. 20, p. 17-32, 2003. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/37. Acesso em: 19 maio 2020.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Ebooks Brasil, 2003. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/debord/1967/11/sociedade.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/educacao_pratica_liberdade.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
GASTAUD, Carla et al. Do sal ao açúcar: as ações educativas do Museu do Doce da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Revista Expressa Extensão, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 91-105, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/4954. Acesso em: 19 maio 2020.
GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: museu de arte e escola: responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: http://repep.fflch.usp.br/sites/repep.fflch.usp.br/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20para%20patrimonio%20GRISPUM_D.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Conceito de cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação. Cadernos de Museologia: IBPC, Rio de Janeiro, n. 3, p. 10, 1990.
IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília: IBRAM, 2018. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Caderno-da-PNEM.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.
MARANDINO, Martha (org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Geenf-FEUSP, 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/68574035-Martha-marandino-org-educacao-em-museus-a-mediacao-em-foco.html. Acesso em: 19 maio 2020.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências e Letras: Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Porto Alegre, p. 91-101, jan./jul. 2000. Disponível em: https://repositorio.usp.br/single.php?_id=001086192&locale=en_US. Acesso em: 19 maio 2020.
MESA REDONDA DE SANTIAGO DO CHILE, 1972. A memória do pensamento museológico contemporâneo. In: COMITÊ BRASILEIRO DO ICOM, 1995. p. 17 –25. Disponível em: http://www.minomicom.net/_old/signud/DOC%20PDF/199500504.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
MOUTINHO, Mário. Definição evolutiva da sociomuseologia: proposta de reflexão. Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 27, n. 41, p. 423-427, 2014. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/2617. Acesso em: 19 maio 2020.
MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UFMS. Muarq: brincando com o passado no museu. 8min25, 1080p HD. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=27K6PWmbF-M. Acesso em: 20 nov. 2018.
MUSEU DE ARTE LEOPOLDO GOTUZZO. Missão. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/malg/sobre-o-museu/. Acesso em: 20 ago. 2019.
MUSEU DO DOCE. Missão. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/museudodoce/. Acesso em: 20 ago. 2019.
WICHERS, Camila. Dois enquadramentos, um mesmo problema: os desafios da relação entre museus, sociedade e patrimônio arqueológico. Revista de Arqueologia, Florianópolis, v. 26/27, n. 2/1, p. 16-39, 2013. Disponível em: https://leiaarqueologia.files.wordpress.com/2019/03/9.-camila-wichers_2014.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18839
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA