PROJETO DE EXTENSÃO “MATHLIBRAS – ANO I”: UM RELATO SOBRE A OFICINA DE ORIGAMI
Resumo
Neste texto descreve-se uma das oficinas do projeto de extensão “MathLibras – Ano I”, da Universidade Federal de Pelotas. Na referida oficina foram vinculados alguns conceitos de geometria e da arte do Origami e, os sinais destes conceitos geométricos em Libras. A oficina foi realizada no segundo semestre de 2019 em uma escola da rede privada de Pelotas, com três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, com um total de oitenta e um estudantes. A equipe que aplicou a atividade foi composta por seis acadêmicos da Licenciatura em Matemática e a coordenadora do projeto. Durante 2019 foram aplicadas dez oficinas, em quatro escolas diferentes, duas públicas e duas privadas. Como resultado da oficina percebeu-se que os alunos compreenderam o processo de construção de um origami, conheceram os sinais em Libras das figuras geométricas retângulo, quadrado e triângulo, produziram três origamis distintos: borboleta, caracol e coelho e reconheceram entes matemáticos: retângulo, quadrado, triângulo, lado e vértice.
Palavras-chave
Referências
BARRETO, C. A. A geometria do origami como ferramenta para o ensino da Geometria Euclidiana na Educação Básica. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROMAT), Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, 2013. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6503/1/CARLOS_ALBERTO_BARRETO.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.
BEECH, R. The practical illustrated encyclopaedia of origami: the complete guide to the art of paper folding. [London]: Anness Publishing, 2014.
CERINO, J. C. Aprenda a fazer origami. São Paulo: Pé da letra, 2018.
DICICCO, S.; SASAKI, M. The complete story of Sadako Sasaki and the thousand paper cranes. Singapore: Tuttle, 2009.
DICIONÁRIO da Língua Brasileira de Sinais V3 – 2011. Disponível em: http://www.acessibilidadebrasil.org.br/libras_3/. Acesso em: 15 maio 2020.
HATORI, K. History of origami. Disponível em: https://origami.ousaan.com/library/historye.html. Acesso: em 15 maio 2020.
HATORI, K. History of origami in the East and the West before interfusion. New York: CRC Press, 2011.
LANG, R. J.; YOSHIZAWA, A. Japan's greatest origami master. Singapore: Tuttle, 2014.
MESSA, Roberta dos Santos. O ensino de Libras para crianças ouvintes: resultados de uma pesquisa-intervenção. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pampa. Disponível em: http://200.132.148.32/bitstream/riu/3338/1/RobertadosSantosMessa2018.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.
OKAMURA, M. Inoru kokoro: origami no rekishi (The mind of prayers: history of [Japanese] folding papers). Tokyo: Tateno-shi Rekishi Bunka Shiryokan, 1999.
RÊGO, R. G. do; RÊGO, R. M. do; GAUDENCIO JUNIOR, S. A geometria do origami: atividades de ensino com dobraduras. 2. ed. João Pessoa: Ed. do CCTA, 2018.
SHINGU, F. First origami. Tokyo: Takahashi Shoten, 2007.
SPREAD the sign. Disponível em: https://www.spreadthesign.com/pt.br/search/. Acesso em: 14 maio 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18822
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA