MORRO EM CENA – A VIDA EM ARTE NO MUSEU HISTÓRICO DE MORRO REDONDO/RS
Resumo
O presente artigo pretende expor as ações de teatro no projeto denominado “Morro em Cena”, no contexto de um museu do interior do estado do Rio Grande do Sul. Com as reflexões apresentadas, pretende-se fortalecer as discussões sobre as práticas do teatro para diferentes faixas etárias, dentro de instituições museológicas. A metodologia utilizada para este trabalho foi a “Investigação Baseada nas Artes”, que se fundamenta em utilizar formas não convencionais de investigação, como uso de recursos visuais e/ou performáticos. Objetiva-se discutir uma prática museológica efetivamente inclusiva e intergeracional, com viés inter e multidisciplinar, comprometida com a construção colaborativa de conhecimentos, por intermédio de realizações de diversas peças de teatro, apresentadas em diferentes cidades e contextos. Com base nas discussões ora propostas, almeja-se, doravante, o desenvolvimento de um documentário e a realização de um curta-metragem. Ao longo destes dois anos de ações artísticas dentro do espaço museológico, com crianças e adultos, foram observados resultados que transcendem a mensuração quantitativa. Os ganhos foram relacionados desde melhora da comunicação, oralidade e desinibição, por parte das crianças, quanto ao sentido de pertença e transgeracionalidade. Mais do que peças teatrais, cujo apelo dramático coloca em cena as reminiscências dos antepassados daquela comunidade, o contato direto com o acervo do museu potencializa o sentimento de partilha do indizível, oportunizando uma ressignificação de memórias e fazeres.
Palavras-chave
Referências
ARCOVERDE, Silvana Lídia Moraes. A importância do teatro na formação da criança. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:GHA6tO2aSu0J:https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/629_639.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-d Acesso em 21 de out. 2019.
BOAL, A. 200 exercícios e jogos para o ator e não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
BRECHT, B Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
CARVALHO, Cristina; PORTO, Cristina. Crianças e Adultos em Museus e Centros Culturais. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Fernanda; CARVALHO, Cristina. Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013.
CHAGAS, Mário de. Memória e Poder: dois movimentos. In: Cadernos de Sociomuseologia. n.19, 2002. p.35–67
COURTNEY, Richard. Drama and intelligence: a cognitive theory. Montreal: McGill-Queen's University Press, 1990.
FACHEL, José Plinio Guimarães. As violências contra os alemães e seus descendentes, durante a Segunda Guerra Mundial em Pelotas e São Lourenço do Sul. 261 p. Pelotas: Ed. UFPel, 2002.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1992.
GONÇALVES. José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23, p. 15-36, jan/jun 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v11n23/a02v1123.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019.
GUENON, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
HERNÁNDEZ, Fernando. La investigación basada en las artes: propuestas para repensar la investigación en educación. Educatio Siglo XXI,Revista de la Facultad de Educación de laUniversidad de Murcia, v. 26. 2008. p. 85-118
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 6. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) - IBGE Cidades Morro Redondo - disponível em: . Acesso em: 07 de Out. 2019.
KOUDELA, Ingrid. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Revista Científica, São Luís, V.3, n.2, dezembro 2005.
MACHADO, Maria Clara. Cadernos de Teatro, 52, 1, 6-10. Rio de Janeiro: 1972.
MOMBACH, Clarissa. O governo Vargas e suas implicações na produção literária teuto-brasileira. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo, nº 10, Set.de 2012, disponível em: Acesso em: 07 de out. de 2019.
MORENO, J. L. O teatro da espontaneidade. São Paulo, SP: Summus.2014
OLIVEIRA, Maria Eunice de; STOLTZ, Tania. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar, Curitiba, n. 36, p. 77-93, 2010. Editora UFPR. Disponível em: . Acesso em: 09 Out. 2019.
OLIVEIRA, Alessandra. Museu: um lugar para a imaginação e a educação das crianças pequenas. In: KRAMER, Sonia; ROCHA, Eloisa. Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, M. E. Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano: processos afetivos-cognitivos de adolescentes. Dissertação (Mestrado), Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/26872/R%20-%20D%20-%20MARIA%20EUNICE%20DE%20OLIVEIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 de Out.de 2019.
PUFFAL, Diana. C; WOSIACK, Raquel. M.R; JUNIOR. Benno. B. Arteterapia: Favorecendo a Auto Percepção na Terceira Idade, 2009. Disponível em . Acesso em: 06 de Out. 2019.
REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. Minas Gerais: Scipione, 1989.
ROSÁRIO, Cláudia. Cerqueira do. O lugar mítico da memória. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas - Ano 01, número 01, UNIRIO. Rio de Janeiro, (p 1-6) 2002.
SECCO, P. E. A Semente da Verdade. Um conto oriental sobre ética e honestidade.6.ed. São Paulo: Fundação Educar; DPaschoal, 2007.
SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. O Museu Como Processo. In: Sahra Fassa Benchetrit; Rafael Zamorano Bezerra; Aline Montenegro Magalhães. (Org.). Museus e Comunicação: exposição como objeto de estudo. 01 ed. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010, v.1, p. 47-68.
SOARES, Bruno César Brulon. 2012. “Entre o Reflexo e a Reflexão: Por Detrás das Cortinas da Performance Museal.” In Encontro Regional ICOFOM LAM, 1ed. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins, orgs. Tereza C. Scheiner, Marcus Granato, Maria Amélia de Souza, e Gladys Barrios Ambrocy, 192-204. [s.l.]: MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins.
SOUZA, Cássia Virgínia Coelho de. Linguagens na educação infantil: Linguagens Artísticas. Cuiabá: UFMT, 2008.
TORTANORE, Jean- Louis. Patrimonio, Memória, Tradição, etc: Discussão de Algumas Situações Francesas da Relação com o Passado. Revista Memória em Rede. Pelotas, V. 1. N 1, Dez de 2009.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Psicologia da arte (2ª ed.). (Originalmente publicado em 1925). São Paulo: Martins Fontes. 2001.
__________________________. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18733
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA