CULTURA DA AUTORREGULAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Eliamar Aparecida de Barros Fleury, Lucielena Mendonça de Lima

Resumo


Este artigo analisa uma prática de extensão universitária que procurou refletir sobre a visão integral e multidimensional de homem como um ser biopsicossocioespiritual (WHO, 1988). Foram trabalhados os conceitos saúde – autorregulação e doença – encouraçamento (REICH, 1933/1995; 1942/1975) e autocuidado (BATISTELA; MONTEIRO, 2014). Utilizaram-se várias estratégias de ensino e trabalhos corporais em grupos. A coleta e análise dos dados (BARDIN, 2011) tomaram como base as narrativas escritas pelos participantes nas quais contaram as experiências vividas em cada encontro. Os dados apontaram que houve melhorias na autopercepção e na percepção do outro, aumento no autocuidado, olhar mais sistêmico e valorização da própria história de vida e a conexão corpo, mente e espírito como interatuantes para um viver com mais saúde.


Palavras-chave


Autorregulação. Autocuidado. Saúde. Extensão Universitária. Musicoterapia.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18719

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