RELATO DAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM CARTOGRAFIA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Alex Mota dos Santos, Thályta Ferreira Franco, Geovane de Souza Flavio

Resumo


O público das escolas, geralmente jovens, possui alto potencial para pensar e intervir na realidade, ou seja, precisa ser ouvido e motivado a pensar o mundo onde vive. Nesse sentido, a cartografia, como ferramenta para representação e interpretação de dados e informações sociais, ambientais e econômica é importante para a formação dos estudantes no ensino básico (fundamental e médio). A extensão universitária pode servir a essa interlocução. Assim, o objetivo deste texto é revelar uma experiência pedagógica em cartografia digital através da extensão universitária para discussões de temas atuais e transversais no ensino médio. A metodologia envolveu a realização de oficinas temáticas, sustentadas por um sistema de informação geográfica, no caso o QGIS para elaboração de mapas temáticos, análise de vídeos e produção de textos. Os resultados revelaram discussões, divergências de ideias sobre temas variados, proporcionando momentos de reflexão coletiva, interação dialógica, interdisciplinaridade, o que certamente impactou na formação dos estudantes que participaram das atividades.


Palavras-chave


Temas transversais. Interdisciplinaridade. Aprender fazendo. Mapas. Processo de aprendizado.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AVALIAÇÃO NACIONAL DA EXTENSÃO. Paraná. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Avaliacao-Extensao.pdf. Acesso em: 23 fev. 2019.

BAILONA, R. F. O desafio de reduzir os acidentes motociclísticos na cidade de Porangatu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. LDB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2018.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001a. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 24 mar. 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2001b, p. 118.

BRASIL. Ministério das Cidades. Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, 2018a. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/09/governo-lanca-plano-com-metas-para-reduzir-mortes-no-transito-pela-metade/livro-pnatran.pdf . Acesso em: 10 jul. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar, 2018b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/24/2016-009-Tuberculose-001.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

CABRAL, L. G. F.; BIFANO, A. C. S. A extensão e seu papel emancipatório: estudo de caso “cartografia sociocultural” em Viçosa, MG. Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 42-50, 2013.

COELHO, G. C. A extensão universitária e sua inserção curricular. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, n. 2, v. 5, p. 5-20, 2017.

DINIZ, F. P. A extensão universitária como instrumento de política pública. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

DUCH, F. F. Interface extensão universitária e cultura interdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação) - Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, 2006.

FLÁVIO, G. de S. Esquemas atuais de tratamento para o HIV e aspectos epidemiológicos no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Paulista – UNIP, Goiânia, 2018.

GOMIDE, M. L.; SANTOS, A. M. Registros das terras indígenas de Rondônia por meio de mapas mentais. Revista de Cultura e Extensão USP, São Paulo, v. 13, p. 55-63, 2015.

LEME, A. M. Utilização de cartografia e geotecnologias para o ensino de Geografia: experiências do projeto GEOENCART. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2015.

MARTINUSSEN, L. M. et al.. How indicative is a self-reported driving behaviour profile of policeregistered traffic law offences? Accident Analysis and Prevention, v. 99, p. 1-5, 2017.

MONERAT, G. A. et al. Relato de uma experiência em divulgação e popularização de ciência. Em Extensão, Rio de Janeiro, n. 2, v. 13, p. 79-86, 2015.

PREVIDÊNCIA SOCIAL. Boletim Epidemiológico 2. O impacto dos acidentes de trânsito para a Previdência Social. 2016. Disponível em: http://sa.previdencia.gov.br/site/2016/12/sausegtrabestprod72.pdf. Acesso em: 11 jul. 2018.

PARA REPENSAR O HIV. Canal JoutJout Prazer. Vídeo do YouTube. Publicado em 12 de dez de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2y-AVR9Wuo. Acesso em: 20 jul. 2018.

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Diretrizes. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus, 2012. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.

SANTOS, A. M. Análise dos usos e da cobertura do solo nas áreas das terras indígenas demarcadas no Estado de Goiás. Revista Percurso, Maringá, v. 10, n. 2, p. 31-52, 2018.

SANTOS, A. M. et al. A Universidade vai à escola: relatos de uma experiência de extensão universitária em cartografia. Rev. Cult. Ext. USP, São Paulo, v. 19, p. 91-105, 2018.

SANTOS, A. M. Educação para o trânsito na escola: relato de uma experiência pedagógica a partir da extensão universitária. Revista Diálogos, Brasília, v. 22, n. 1, p. 19-34, 2019.

SANTOS, A. M. Geotecnologias na rede. Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RUlxN4JFS3w&t=138s. Acesso em: 15 jul. 2018.

SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o projeto construir. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2004.

SÍVERES, L. A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução 6/2019: Política de Extensão. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/download.html;jsessionid=b7fa5ab3c66fee77b807803eefd0?action=arquivoIndexado&download=false&id=247818. Acesso em: 15 jul. 2018.

UNAIDS. UNAIDS apoia seminário e oficina sobre prevenção combinada e comunicação para jovens, 2019. Disponível em: https://unaids.org.br/?s=jovens&submit=Ir. Acesso em: 26 jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.17957

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA