Extensão e Práticas Urbanas Emergentes
Resumo
Este artigo relata e discute os resultados do projeto de extensão universitária Práticas Urbanas Emergentes, ocorrido ao longo do ano de 2018 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Por meio de vivências e oficinas estudantes de graduação, pós-graduação e professores interagiram com pessoas, grupos, coletivos e movimentos sociais promotores de novas práticas urbanas em três experiências: o sítio Árvor(e)ser, a Vila Nazaré e o Prato Feito das Ruas. A noção de extensão deste projeto foi a de que a Universidade Pública deve estabelecer vínculos mais estreitos com a sociedade, visando melhor compreender a realidade urbana onde a instituição está inserida; e transbordando para fora dos seus muros para impregnar-se dos temas, demandas e propriedades ausentes de seu cotidiano. A extensão pode, ao agir desta forma, provocar temas e problemas de pesquisa.
Palavras-chave
Referências
AMBIENTALISTA revisita a árvore que salvou há quase 40 anos em Porto Alegre. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2014/05/Ambientalista-revisita-arvore-que-salvou-ha-quase-40-anos-em-Porto-Alegre-4496794.html. Acesso em: 16 set. 2019.
BETTO, Frei. Por uma educação crítica e participativa. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2018.
D’OTTAVIANO, C.; ROVATI, J. (org.). Para além da sala de aula: extensão universitária e planejamento urbano e regional. São Paulo: FAUSP, 2017.
PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal. Levantamento aerofotogramétrico executado para a prefeitura municipal de Pôrto Alegre na gestão do prefeito Leonel Brizola. Folha 65. Porto Alegre, 1956.
PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal. Levantamento aerofotogramétrico. Administração: Alceu Collares. 2970-4. X.III. Porto Alegre, 1986.
SOB o viaduto do Brooklyn, ocupação de espaço público com batalhas de MC’s. Sul 21. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.sul21.com.br/cidades/2018/01/sob-o-viaduto-do-brooklyn-ocupacao-de-espaco-publico-com-batalhas-de-mcs/. Acesso em: 16 set. 2019.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i1.17187
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA