PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO AOS RISCOS DE DESASTRES

Bruna Hamann, Mauricio Capobianco Lopes, Daniela Tomio, Rafaela Vieira

Resumo


Os impactos ocasionados por desastres naturais estão diretamente ligados com o desenvolvimento regional, seja por aspectos econômicos, sociais, culturais ou ambientais. Nesse sentido, é necessário ampliar as campanhas de sensibilização e educação ainda nos anos iniciais da educação fundamental. Diante desta perspectiva, o presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar o programa de conscientização Defesa Civil na Escola da Defesa Civil, do munícipio de Blumenau, oferecido às escolas da rede pública de ensino. O acompanhamento do programa foi realizado no contexto das atividades do projeto de extensão Atmosfera, da Universidade Regional de Blumenau, que trata da prevenção e mitigação aos riscos de desastres. Como método de trabalho e investigação, foram realizados estudos bibliográficos e documentais, acompanhadas as atividades propostas pela Defesa Civil, analisada a metodologia aplicada no programa e a participação dos estudantes ao longo do processo. Por fim, foi proposta uma forma de abordagem que privilegie a interação e o uso de tecnologias digitais nesse processo de formação. A partir disso, concluiu-se sobre a necessidade de criar novas formas de abordagem que proporcionem mais interações e utilizem recursos tecnológicos, de modo a oferecer experiências aos estudantes sobre as questões relacionadas à prevenção e mitigação aos riscos de desastres mais próximas aos interesses.


Palavras-chave


Riscos de desastres. Mitigação. Prevenção. Desenvolvimento regional. Tecnologias digitais na educação.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AVILA, Maria Roseli Rossi; MATTEDI, Marcos Antonio. Desastre e território: a produção da vulnerabilidade a desastres na cidade de Blumenau/SC. urbe, Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba , v. 9, n. 2, p. 187-202, 2017.

BLUMENAU. Prefeitura Municipal. Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica/Educação de Jovens e Adultos. Blumenau: SEMED, 2012b. v. 3.

BLUMENAU. Prefeitura Municipal. Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica/Ensino Fundamental. Blumenau: SEMED, 2012a. v. 2.

BLUMENAU. Prefeitura Municipal. Lei complementar nº 870, de 01 de janeiro de 2013. Estabelece nova estrutura administrativa do poder executivo municipal de Blumenau e dá outras providências. Blumenau, [2013]. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sc/b/blumenau/lei-complementar/2013/87/870/lei-complementar-n-870-2013-estabelece-nova-estrutura-administrativa-do-poder-executivo-municipal-de-blumenau-e-da-outras-providencias. Acesso em: 8 nov. 2018.

BLUMENAU. Programas e projetos. Blumenau, 2019. Disponível em: https://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-defesa-do-cidadao/pagina/defesa-civil-sedeci/programas-projetos-sedeci. Acesso em: 11 maio 2019.

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Conversão da Medida Provisória nº 547, de 2011) Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC. Brasília: Presidência da República, [2012]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12608.htm. Acesso em: 16 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC. SEB. DICEI, 2013.

CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Glossário de Defesa Civil: estudos de riscos e medicina de desastres. 2. ed., rev. e ampl. [Brasília]: Ministério do Planejamento e Orçamento. Secretaria Especial de Políticas Regionais. Departamento de Defesa Civil, 1998.

FREITAS, Carlos Machado de et al. Vulnerabilidade socioambiental, redução de riscos de desastres e construção da resiliência: lições do terremoto no Haiti e das chuvas fortes na Região Serrana, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 1577-1586, 2012.

KOBIYAMA, Masato et al. Prevenção de desastres naturais: conceitos básicos. Curitiba: Organic Trading, 2006.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo , v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.

LOPES, Daniela da Cunha et al. Gestão de riscos e de desastres: contribuições da psicologia. Florianópolis: Cabeça ao Vento, 2010.

LUDWIG, Leandro; MATTEDI, Marcos Antônio. Dos desastres do desenvolvimento ao desenvolvimento dos desastres: a expressão territorial da vulnerabilidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 39, p. 23-42, 2016.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011.

NARVÁEZ, Lizardo; LAVELL, Allan; ORTEGA, Gustavo. La gestión del riesgo de desastres. Peru: Lima, 2009.

RIBEIRO, Jefferson; VIEIRA, Rafaela; TOMIO, Daniela. Análise da percepção do risco de desastres naturais por meio da expressão gráfica de estudantes do Projeto Defesa Civil na Escola. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 42, p. 202-223, 2017.

RODRIGUES, Teresa. A estratégia internacional de redução de desastres. Territorium, n. 17, p. 223-227, 2010.

SELBY, David; KAGAWA, Fumiyo. Redução do Risco de Desastres no currículo escolar: estudo de casos de trinta países. Genebra: UNICEF, 2012.

TUZZO, Simone Antoniaci; BRAGA, Claudomilson Fernandes. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4, n. 5, p. 140-158, 2016.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.16266

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA