O SANEAMENTO BÁSICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM JACAREZINHO-PR
Resumo
O Brasil encontra grandes dificuldades em oferecer os serviços de saneamento básico para toda a população, o que reforça as desigualdades sociais. Para que haja a cobrança e atuação cidadã, é necessário que os indivíduos compreendam a complexidade dos serviços concernentes ao saneamento e o meio onde vivem. Nesse sentido, vimos que o saneamento básico pode ser articulado à Educação Ambiental (EA) Crítica, pois este é um processo educativo que prioriza a transformação social como necessidade para a superação da crise ambiental atual. Por isso, nos propomos a desenvolver um Projeto de Extensão na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho (UENP-CJ), levantando dados sobre o saneamento básico e desenvolvimento de ações de EA numa escola pública estadual. Percebermos que as ações favoreceram o fortalecimento da EA Crítica no espaço escolar, possibilitando aos estudantes compreenderem a realidade onde vivem de maneira mais ampla e complexa no que se refere ao saneamento básico, atuando como cidadãos críticos na cobrança por serviços de qualidade que se constituem como direitos da população.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Diário Oficial da União, 8 jan. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em: 24 mar. 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, A. J. A.; CARVALHO, D. F. de; SILVA, L. D. B. da. Apostila sobre Saneamento básico. 2007. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/Apostila%20I%20179/Cap%201.pdf. Acesso em: 16 jul. 2019.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambient. Soc., v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.
LIMA, G. F. C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educ. Pesqui., v. 35, n. 1, p. 145-163, 2009.
LOUREIRO, C. F. B et al. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cad. CEDES, v. 29, n. 77, p. 81-97, jan./abr. 2009.
MAIA, J. S. da S. Educação Ambiental Crítica e formação de professores. Curitiba: Appris, 2015.
NOGUEIRA, M. D. P. O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: um ator social em construção. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 35-47, jul./nov. 2013.
OLIVEIRA, L. C. Estudos de aspectos de infraestrutura e percepção acerca do saneamento básico nos bairros Dom José Rodrigues, Country Clube, Codevasf e João Paulo II na cidade de Juazeiro-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2013. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~petsaneamento/arquivos/TCC_Luana.pdf. Acesso em: 17 fev.2017.
RIBEIRO, J. W.; ROOKE, J. M. S. Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.
RODRIGUES, L. H. P. F. R.. A educação ambiental crítica e problematizadora: não é uma opção, é a única saída para dar eficácia ao dispositivo constitucional. Revista Digital Simonsen, Rio de Janeiro, n. 2, p. 138-151, maio 2015.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 34. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
TOZONI-REIS, M. F. C. et al. Conteúdos curriculares da educação ambiental na escola: contribuições da pedagogia histórico-crítica. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA), 7., 2013, Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro, 2013, p. 1-13.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.16248
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA