EXPERIÊNCIA DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (SC)

Igor Rodrigo Haskel, Léia Viviane Fontoura, Ednéia Casagranda Bueno, Gabrielly Bos de Oliveira, Sabrina Regina Domeciano, Pietra Vettorato Bruttner

Resumo


A extensão universitária é compreendida como um processo acadêmico-pedagógico que promove o intercâmbio de saberes entre a Universidade e a comunidade. A integralização curricular da extensão, por sua vez, tem como objetivo a práxis por meio da inserção da extensão no currículo acadêmico. Este artigo objetiva analisar os resultados práticos e teóricos das ações de integralização curricular do Projeto de Extensão Discutindo a Relação (#D.R.) na formação de acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí no primeiro semestre de 2018. Foram analisados os resultados obtidos das integralizações realizadas por meio de questionários semiestruturados. Destarte, foi realizado categorização a partir de palavras-chave identificadas nas respostas dos acadêmicos. Esta análise evidenciou que a participação no projeto de extensão oportunizou a aproximação do conhecimento teórico à prática.  


Palavras-chave


Extensão universitária. Integralização curricular. Formação profissional.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BRASIL. Diretrizes para implementação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 14 dez. 2018.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília, DF, 1961. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm. Acesso em:2 mar. 2019.

CORRÊA, Edilson José. Extensão universitária, política. Revista Brasileira de Extensão Universitária,v. 1, n. 1, p. 12-15, 2003.

COSTA, Aline Aparecida Cezar; BAIOTTO, CléiaRosani; GARCES, Solange BeatrizBilling. Aprendizagem: o olhar da extensão. In: SÍVERES, Luiz (Org.). A extensão universitária como princípio de aprendizagem. Brasília: Liber, 2013. p. 61-77.

DE ASSIS, Neiva; ZANELLA, Andréa Vieira. Jovens e programas de contraturno escolar:(des) encontros possíveis. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. São João Del-Rei, 2012.

DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.

FADEL, Cristina Bergeret al. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, p. 937-946, 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; VARELLA,Ana Maria Ramos Sanchez; ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Interdisciplinaridade: tempos, espaços, proposições. Revista e-curriculum, v. 11, n. 3, 2013.

FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS, 2006. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Indissociabilidade-e-Flexibilizacao.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio De Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

MINAYO, Maria Cecíliade Souza. O desafio do conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MOURA, Lúcia de Fátima Almeida de Deuset al. Impacto de um projeto de extensão universitária na formação profissional de egressos de uma universidade pública. Rev. Odontol. UNESP, v. 41, n. 6, p. 348-352, 2012.

OBSERVATÓRIO DO PNE. Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/12-ensino-superior/estrategias/12-7-creditos-curriculares-para-extensao-universitaria. Acesso em: 10 out. 2018.

RIGO, Luiz Carlos; THOMAZ, Florismar Oliveira; PARDO, Eliane Ribeiro. Além da universidade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

ROCHA, Leliane Aparecida Castro. Projetos interdisciplinares de extensão universitária:ações transformadoras.Mogi Das Cruzes: UBC, 2007.

SARAIVA, José Leite. Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. Brasília Médica, Brasília, v. 44, n. 3, p. 220-225, 2007.

STRAPPAZZON, André Luiz; MAHEIRIE, Katia. "Bons encontros" como composições: experiências em um contexto comunitário. Arq. Bras. Psicol., Rio de Janeiro , v. 68, n. 2, p. 114-127, ago. 2016 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02abr. 2019.

ZANELLA, Andréa Vieira. Vygotski: contexto, contribuições à psicologia e conceito de zona de desenvolvimento proximal. 2. ed. Itajaí: UNIVALI, 2014.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.16209

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA