ANATOMIZANDO O CORPO HUMANO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência na perspectiva de graduandos de enfermagem envolvidos na extensão universitária em saúde

Maria Bianca Pereira Freitas, Vinicius do Carmo Borges Silva, Filipe Melo da Silva, Emanuel Thomaz de Aquino Oliveira, Luisa Chrisdayla Macedo Santos, Jailson Alberto Rodrigues

Resumo


O presente estudo teve como objetivo principal apresentar a experiência de acadêmicos do primeiro período do curso de bacharelado em Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí, desenvolvida durante a aplicação do Projeto Anatomizando o corpo humano no processo de formação no ensino fundamental, que visa, de modo geral, contribuir na composição do saber e orientar os estudantes do ensino fundamental acerca do corpo humano e seu funcionamento, a fim de ampliar os conhecimentos referentes a anato-fisiologia e integrar o estudo da anatomia humana para o ensino superior ao estudo do corpo humano no ensino fundamental. Promovendo, consequentemente, uma inovação no modelo tradicional de ensino de ciências nas unidades escolares. Trata-se de um estudo de cunho descritivo, do tipo relato de experiência, onde houve a delineação das características gerais das escolas contempladas com o projeto supracitado e a análise das principais dificuldades dos educandos no tocante do conhecimento corpóreo. A experiência desenvolveu-se por etapas, durante os encontros dos acadêmicos envolvidos. Embasados nos resultados obtidos, foram planejadas e executadas oficinas que pudessem atender às necessidades dos discentes no estudo da Anatomia Humana. Através da execução do projeto, foi possível perceber a sua relevância como ferramenta auxiliar de ensino.

Palavras-chave


Anatomia humana. Discentes. Educação.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.15876

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