ANATOMIZANDO O CORPO HUMANO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência na perspectiva de graduandos de enfermagem envolvidos na extensão universitária em saúde
Resumo
Palavras-chave
Referências
BAPTISTA, Viviane Isabelle de Araújo et al. Concepções sobre anatomia humana de alunos do ensino médio da cidade de Cuité-PB: funções e relações com cotidiano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Cuité, v. 15, n. 1, p. 59-78, 201, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso: 24 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 466. Brasília: Ministério da Saúde. 2016.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, jul 2015. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 18 fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
CHABANNE, J. L. Dificuldades de aprendizagem: um enfoque inovador do ensino escolar. São Paulo: Ática, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo. Paz e Terra, 2011.
FREITAS, L. P. T. Formação de professores: educação inclusiva: II. Fortaleza: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE; CAPES, 2013.
KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciência e Educação, v. 20, n. 1, 2014.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU Pedagógica e Universitária, 2016.
MORAN, José Manuel. M. Novos modelos de sala de aula. 2012. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/modelos_aula.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2013.
UNESCO. The global information technology: innovating in the digital economy: report 2016. Genebra, 2016.
VIEIRA, C. S. et al. Métodos lúdicos para o ensino de anatomia na educação infantil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 23., 2018, Taquara. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar: Taquuara, 2018. Disponível em: http://www.seer.faccat.b>. Acesso em: 12 jul. 2019.
VIGOTSKY, Lev Semiónovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.15876
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA