OFICINAS EDUCATIVAS JUNTO A ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: PROMOÇÃO DA SAÚDE, CIDADANIA E EMPODERAMENTO

Elton Junio Sady Prates, Maria Luiza Sady Prates, Lays Figueiredo Inácio Silva, Glaucia Marina Furini Ferreira, Luana Matos Silva Araújo, Raquel Dully Andrade

Resumo


O período da adolescência é permeado por múltiplas alterações biopsicossocioculturais, expondo-os a diversos agravos à sua saúde. As oficinas educativas emergem como uma metodologia ativa que visa romper com o modelo hegemônico das práticas de educação em saúde, com vistas à promoção da saúde, bem como emancipação e transformação por meio da ação-reflexão-ação, na busca do empoderamento para a cidadania, política, cultura de paz, qualidade de vida e bem-estar. O objetivo do projeto foi favorecer o desenvolvimento de oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizaram-se oficinas sobre temáticas relacionadas à saúde, bem-estar, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal, empoderamento, cidadania e construção de projeto de vida. As ações foram planejadas e executadas de acordo com as necessidades e os anseios do público-alvo, como também da equipe profissional atuante no serviço. Ressalta-se a potencialidade da abordagem dessas temáticas no período da adolescência, visto que é a fase de consolidação de práticas e saberes que refletirão nas condutas e hábitos, relacionados ao tripé saúde-doença-cuidado, pelo resto da vida. Considera-se, portanto, que o alto grau de vulnerabilidade evidenciado na adolescência aponta como um potencial grupo para realização de atividades extensionistas, pois o aprendizado e a vivência proporcionados pelo projeto podem corroborar com a formação de agentes de mudanças e difusores desses saberes para a comunidade. 


Palavras-chave


Adolescente. Vulnerabilidade em Saúde. Saúde do Adolescente. Educação em Saúde. Relações Comunidade-Instituição.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ALMEIDA, Helena Neves; ALBUQUERQUE, Cristina Pinto; SANTOS, Clara Cruz. Cultura de paz e mediação social: fundamentos para a construção de uma sociedade mais justa e participativa. Mediaciones Sociales, Madrid, n. 12, p. 132-157, jan. 2013. Disponível em: http://revistas.ucm.es/index.php/MESO/article/view/45266. Acesso em: 23 mar. 2018.

ANTONOVSKY, Aaron. Salutogênese: Zur Entmystifizierung der Gesundheit. Tubingen: DgytVerlag, 1997.

BEZERRA, Maria Augusta Rocha; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira; OLIVEIRA, Karla Nayalle Souza. Reflexões acerca do adolescer e da saúde no ambiente escolar. Journal Of Human Growth And Development, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 175-180, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/81036/84684. Acesso em: 23 mar. 2018.

BRASIL. Câmara dos Deputados.Estatuto da criança e do adolescente e legislação correlata. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. 12. ed., Brasília: Ed.Câmara, 2014.

BRITO, Ahécio Kleber Araújo; SILVA, Francisca Islandia Cardoso; FRANCA, Nanci Maria. Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 36, n. 95, p. 624-632, dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-11042012000400014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 mar. 2018.

CERVERA, Diana Patrícia Patino; PARREIRA, Bibiane Dias Miranda; GOULART, Bethania Ferreira. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, supl. 1, p. 1547-1554, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700090. Acesso em: 23 mar. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LACERDA, Adriana Bender Moreira et al. Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório. Audiol. Commun. Res., São Paulo, v. 18, n. 2, p. 85-92, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000200006. Acesso em: 23 mar. 2018.

MALTA, Deborah Carvalho et al. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempo de crise. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1799-1809, jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232018000601799&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 mar. 2019.

MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 4. ed. São Paulo: Hucited, 2007.

OLIVEIRA, Max Moura de et al. Características da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, n. 3, p. 605-616, set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222017000300605&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 mar. 2018.

RAMOS, Flavia Regina Souza. Adolescer: compreender, atuar e acolher. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2001.

REIS, Dener Carlo dos et al. Health vulnerabilities in adolescence: socioeconomic conditions, social networks, drugs and violence. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 586-594, abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010411692013000200586&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 mar. 2018.

SILVA, Adnildo Barbosa daet al. A assistência do enfermeiro da atenção básica ao adolescente com dependência química. Revista Interdisciplinar, v. 7, n. 4, p. 61-71, 2014. Disponível em: http://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/526. Acesso em: 23 mar. 2018.

VIERO, Vanise dos Santos Ferreira et al. Educação em saúde com adolescentes: análise da aquisição de conhecimentos sobre temas de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 484-490, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452015000300484&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 23 mar. 2018.

WERNER, Rosiléa et al. Jogos para potencializar o processo educativo em saúde. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 31, 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013, p. 1-1. Disponível em: https://bit.ly/2SySdZT. Acesso em: 23 mar. 2018.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.14984

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA