Educação Ambiental e a Linguagem Movimento: Uma proposta interdisciplinar na Educação Infantil

Angelica Pereira de Oliveira, Sérgio Roberto Abrahao, Fabiula Oliveira Batista Mazeika

Resumo


Este artigo tem como objetivo efetuar um relato de experiência das atividades interdisciplinares entre a Educação Ambiental e o Movimento protagonizadas em intervenções por meio do projeto de extensão “Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil” desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná. Busca-se neste relatório investigar como os ambientes de aprendizagem permitem através desta linguagem desenvolver a temática da Educação Ambiental na Educação Infantil, realizando a interdisciplinaridade entre o Movimento e o Meio Ambiente por meio dos resultados observados no projeto de extensão. Para isso, é realizada uma pesquisa qualitativa, efetuando análises de registros fotográficos e relatórios construídos durante o processo. Por intermédio destas percebe-se uma grande possibilidade do trabalho em conjunto destas áreas de conhecimento, evidenciando-se a necessidade de ações sistematizadas dessa natureza para produzir conhecimento pelo Movimento de Educação Ambiental.


Palavras-chave


Ambientes de Aprendizagem. Educação Infantil. Movimento. Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AZEVEDO, Luiz Carlos; SOUZA, Maria Valdete Pimentel de. A Educação Física No Contexto Da Educação Ambiental: Uma Revisão Bibliográfica Da Experiência Docente. II Congresso Nacional De Educação, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.

BARROS, Verônica; TOZONI-REIS, Marília. Reinventando o ambiente: Educação Ambiental na Educação Infantil. Cadernos de Educação, n. 34, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013.

CURITIBA, Prefeitura Municipal de. Educação Infantil Caderno I Princípios e fundamentos. Secretaria Municipal da Educação. Curitiba. 2016. Disponível em:< http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2016/12/pdf/00124737.pdf>. Acesso em: 29.09.18

DE OLIVEIRA, Gabriele Caroline dos Santos; TONIOSSO, Jose Pedro. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação infantil. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019

DE VARGAS, Eduardo Nunes; TAVARES, Francisco José Pereira. A educação ambiental no contexto da educação física escolar. Lecturas: Educación física y deportes, n. 69, p. 11, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.

DOMINGUES, Soraya Corrêa; KUNZ, Elenor; DE ARAÚJO, Lísia Costa Gonçalves. Educação ambiental e educação física: possibilidades para a formação de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.

FERRERAS, Carlos. Los ambientes de aprendizaje y espacios de fantasía en la Educación Física. Escuela Universitaria de Magisterio de Zamora. Zamora, 2014. Disponível em: . Acesso em: 29.09.18

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, p. 25, 1996.

GARANHANI, Marynelma Camargo. O movimento da Criança na Educação Infantil: reflexões com base nos estudos de Wallon. Contra Pontos, v.5, n.1, p. 81-93, Itajai, janeiro/ abril. 2005. Disponível em: . Acesso em: 29.09.18

GARANHANI, Marynelma. NADOLNY, Lorena. Recursos para o planejamento e a formação dos professores de Educação Infantil sobre o movimento da criança como linguagem. Revista Reladei - Revista Latino Americana de Educación Infantil , v. 4, p. 271-292. 2015. Disponível em: . Acesso em: 29.09.18

GATTÁS, Maria Lúcia; FUREGATO, Antonia Regina. A interdisciplinaridade na educação. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 8, n. 1. 2007.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Conhecendo a educação ambiental brasileira. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 7-12, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019

LINHARES, Renata. SANTOS, Rosirene Campelo dos. A Formação de Professores de Educação Física na Educação Infantil: A Experiência do Estágio Curricular na Fef/Ufg. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte Salvador, Bahia. 2009.

LIPAI, Eneida Maekawa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; PEDRO, Viviane Vazzi. Educação ambiental na escola: tá na lei…. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, p. 23, 2007. Disponível em: < http://files.educacao-com-ciencia.webnode.com/200000489-a45f8a5595/PCN-%20%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental.%20Na%20escola.pdf#page=24>. Acesso em: 15 jan. 2019.

PELLICER, Juan José García; FRANCO, Beatriz Navarro; ABRAHÃO, Sergio Roberto. Una propuesta metodologica para Eduacíon Física infantil. Los ambientes de aprendizaje. V Congreso Internacional y XXVI Congreso Nacional de Educación Física. Pedagogía de la Educación Física y el Deporte. Editorial Inde y Universidad de Barcelona, Barcelona, p. 114-128. 2010.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Brasiliense, 2017.

RODRIGUES, Cae. Educação física, educação ambiental e educação infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. 2007. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3354>. Acesso em: 15 jan. 2019

RODRIGUEZ, Mª Tereza; PELLICER, Juan José García; ABRAHÃO, Sergio Roberto. Aprendemos equilibrio con ambientes de aprendizaje en primer curso de educación primaria. V Congreso Internacional y XXVI Congreso Nacional de Educación Física, Barcelona, p. 222-246. 2010.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v24i2.14915

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA