Educação Ambiental e a Linguagem Movimento: Uma proposta interdisciplinar na Educação Infantil
Resumo
Este artigo tem como objetivo efetuar um relato de experiência das atividades interdisciplinares entre a Educação Ambiental e o Movimento protagonizadas em intervenções por meio do projeto de extensão “Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil” desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná. Busca-se neste relatório investigar como os ambientes de aprendizagem permitem através desta linguagem desenvolver a temática da Educação Ambiental na Educação Infantil, realizando a interdisciplinaridade entre o Movimento e o Meio Ambiente por meio dos resultados observados no projeto de extensão. Para isso, é realizada uma pesquisa qualitativa, efetuando análises de registros fotográficos e relatórios construídos durante o processo. Por intermédio destas percebe-se uma grande possibilidade do trabalho em conjunto destas áreas de conhecimento, evidenciando-se a necessidade de ações sistematizadas dessa natureza para produzir conhecimento pelo Movimento de Educação Ambiental.
Palavras-chave
Referências
AZEVEDO, Luiz Carlos; SOUZA, Maria Valdete Pimentel de. A Educação Física No Contexto Da Educação Ambiental: Uma Revisão Bibliográfica Da Experiência Docente. II Congresso Nacional De Educação, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.
BARROS, Verônica; TOZONI-REIS, Marília. Reinventando o ambiente: Educação Ambiental na Educação Infantil. Cadernos de Educação, n. 34, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013.
CURITIBA, Prefeitura Municipal de. Educação Infantil Caderno I Princípios e fundamentos. Secretaria Municipal da Educação. Curitiba. 2016. Disponível em:< http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2016/12/pdf/00124737.pdf>. Acesso em: 29.09.18
DE OLIVEIRA, Gabriele Caroline dos Santos; TONIOSSO, Jose Pedro. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação infantil. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019
DE VARGAS, Eduardo Nunes; TAVARES, Francisco José Pereira. A educação ambiental no contexto da educação física escolar. Lecturas: Educación física y deportes, n. 69, p. 11, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.
DOMINGUES, Soraya Corrêa; KUNZ, Elenor; DE ARAÚJO, Lísia Costa Gonçalves. Educação ambiental e educação física: possibilidades para a formação de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.
FERRERAS, Carlos. Los ambientes de aprendizaje y espacios de fantasía en la Educación Física. Escuela Universitaria de Magisterio de Zamora. Zamora, 2014. Disponível em: . Acesso em: 29.09.18
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, p. 25, 1996.
GARANHANI, Marynelma Camargo. O movimento da Criança na Educação Infantil: reflexões com base nos estudos de Wallon. Contra Pontos, v.5, n.1, p. 81-93, Itajai, janeiro/ abril. 2005. Disponível em: . Acesso em: 29.09.18
GARANHANI, Marynelma. NADOLNY, Lorena. Recursos para o planejamento e a formação dos professores de Educação Infantil sobre o movimento da criança como linguagem. Revista Reladei - Revista Latino Americana de Educación Infantil , v. 4, p. 271-292. 2015. Disponível em: . Acesso em: 29.09.18
GATTÁS, Maria Lúcia; FUREGATO, Antonia Regina. A interdisciplinaridade na educação. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 8, n. 1. 2007.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Conhecendo a educação ambiental brasileira. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 7-12, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019
LINHARES, Renata. SANTOS, Rosirene Campelo dos. A Formação de Professores de Educação Física na Educação Infantil: A Experiência do Estágio Curricular na Fef/Ufg. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte Salvador, Bahia. 2009.
LIPAI, Eneida Maekawa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; PEDRO, Viviane Vazzi. Educação ambiental na escola: tá na lei…. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, p. 23, 2007. Disponível em: < http://files.educacao-com-ciencia.webnode.com/200000489-a45f8a5595/PCN-%20%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental.%20Na%20escola.pdf#page=24>. Acesso em: 15 jan. 2019.
PELLICER, Juan José García; FRANCO, Beatriz Navarro; ABRAHÃO, Sergio Roberto. Una propuesta metodologica para Eduacíon Física infantil. Los ambientes de aprendizaje. V Congreso Internacional y XXVI Congreso Nacional de Educación Física. Pedagogía de la Educación Física y el Deporte. Editorial Inde y Universidad de Barcelona, Barcelona, p. 114-128. 2010.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Brasiliense, 2017.
RODRIGUES, Cae. Educação física, educação ambiental e educação infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. 2007. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3354>. Acesso em: 15 jan. 2019
RODRIGUEZ, Mª Tereza; PELLICER, Juan José García; ABRAHÃO, Sergio Roberto. Aprendemos equilibrio con ambientes de aprendizaje en primer curso de educación primaria. V Congreso Internacional y XXVI Congreso Nacional de Educación Física, Barcelona, p. 222-246. 2010.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v24i2.14915
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA