A percepção dos níveis de aprendizagem de cartografia dos alunos do ensino fundamental

Rosane Vieira da Silva, Angélica Cirolini, Alexandre Felipe Bruch, Elisandra Hernandes da Fonseca, Suyane Gonçalves Campos, Fernanda Luz de Freitas

Resumo


A cartografia escolar possibilita que o aluno possa aprender a se localizar no espaço geográfico e representá-lo nas diversas formas de representação cartográfica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento cartográfico no processo de ensino e aprendizagem da geografia no ensino fundamental das escolas públicas do município de Pelotas, RS. A aplicação de questionários no primeiro momento possibilitou a realização de uma análise do conhecimento já adquirido no ensino de cartografia, onde os resultados obtidos apresentam dados preocupantes, uma vez que expõem a carência apresentada pelos alunos no que concerne às noções básicas de cartografia. Através da realização de algumas atividades práticas como, desenho em escala, orientação no pátio da escola, “caça ao tesouro”, apresentações de mapas, globo terrestre, localização, confecção de bússola artesanal, procurou-se promover o aprendizado de conceitos geográficos e cartográficos de modo relacionado, possibilitando aos estudantes um melhor entendimento dos conteúdos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da linguagem cartográfica. Ao concluir as atividades foi repassado o questionário inicial, para possibilitar a análise do conteúdo trabalhado e verificar se os alunos conseguiram assimilar os temas propostos. Neste segundo questionário, foi possível observar um percentual positivo, e os alunos participaram mais efetivamente se arriscando nas suas respostas sem se abster. Durante todo o desenvolvimento das atividades nas escolas, os alunos demonstraram reciprocidade, motivação e interesse em participar de todas as etapas de maneira efetiva, onde foi possível construir o conhecimento de forma coletiva.

Palavras-chave


Educação inclusiva. Cartografia. Ensino. Ação extensionista.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: Iniciação cartográfica na escola. São Paulo, 2001.

ALMEIDA, R. D. ; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. 15 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1994.

ALMEIDA, Luciana Cristina de; CHAVES, Ana Paula Nunes; LOCH, Ruth Emília Dra. Iniciando a Alfabetização Cartográfica. Disponível em:< http://www.labtate.ufsc.br/images/INICIANDO_A_ALFABETIZACAO_CARTOGRAFICA.pdf>. Acesso em 11 de junho de 2018.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e os conteúdos da geografia. In: A formação do profissional de Geografia: o professor. Coleção Ciências Sociais. Ijuí: Unijuí. 2013.

CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica: reflexões e práticas. Ijuí: UNIJUÍ 2011, 320p. (Coleção Ciências Sociais).

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CASTROGIOVANNI, A. C.. Desafios e utopias no ensino da Geografia. 3 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.

FALQUETO, M.O; MOREIRA, J.A; FORTES, P.F.O. Analise multitemporal do crescimento urbano de venda nova do imigrante-es utilizando o indiceNDBI. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR, Santos – SP, Brasil, 28 a 31 de Maio de 2017.

GOERGEN, Pedro. Ciência, sociedade e universidade. Educ. Soc. [online], vol.19, n.63, pp.53-79.

KATUTA, A. M., SOUZA, J. G. Geografia e conhecimentos cartográficos. A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: UNESP, 2001.

MARTINELLI, Marcello. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2005.

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma analise critica. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v24i1.14336

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA