Escolas de fronteira: educação integral e currículo fronteiriço intercultural

Paulo Ricardo Borges, Ana Lourdes Fernández

Resumo


A extensão é um instrumento importantíssimo para as universidades institucionalizarem suas relações com a sociedade local e regional. Um dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) denomina-se “Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF. As atividades do PEIF estão presentes em diferentes projetos extensionistas que, desde 2013, desenvolvem importantes ações nas áreas de educação intercultural em zonas de fronteira e de formação continuada de docentes das escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino. As ações extensionistas são desenvolvidas nas cidades gêmeas de Santana do Livramento/Rivera, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a 19ª Coordenadoria Estadual de Educação, com apoio do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica – MEC/SEB. A continuidade e o aprofundamento das ações extensionistas com parceiros das escolas públicas do Brasil e do Uruguai tornam-se importantes para que as atividades propostas em conjunto com os professores e as escolas do Brasil e do Uruguai sejam plenamente executadas e os resultados sejam devidamente avaliados conjuntamente, com o objetivo de aprimorar as relações institucionais e as atividades educacionais desenvolvidas naquela zona de fronteira. Já foram desenvolvidos, sob orientação da UFPel/CLC, doze projetos de extensão relacionados ao PEIF nas seguintes áreas: formação continuada, língua, cultura, história, interculturalidade, vigem intercultural, diversidade cultural, metodologia de ensino e projetos de pesquisa.

Palavras-chave


Extensão universitária. Educação intercultural. Formação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v24i1.14304

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