EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
Resumo
Este artigo traz reflexões acerca da importância de repensar a formação profissional dos futuros professores de Música no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tendo em vista que a demanda de alunos com deficiências aumentou o déficit de suporte e conhecimento necessários para atender esses alunos também é considerável. A partir disso, é trazida a experiência que ocorre dentro do Curso de Música Licenciatura através dos projetos de pesquisa, ensino extensão. São descritos aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho com inclusão realizado nesses projetos, bem como sua importância para a formação dos futuros educadores musicais. Como resultado, percebemos a necessidade de criação de mais projetos de pesquisa com esse objetivo, estimular os estudos sobre a Educação Musical e Inclusão de pessoas com deficiências.
Palavras-chave
Referências
BARROSO, Maria Aida. Música e Inclusão nas Universidade.In: Música e Inclusão Múltiplos Olhares. LOURO, Viviane (org.). São Paulo: Editora Som, 2016. p. 147-164.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em:. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 7 de janeiro de 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. 1998.Disponível em: .
Acesso em: 01 jun. 2018
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo, SP: Pioneira, 1994.
__________________________. O brincar e suas teorias. São Paulo, SP: Pioneira, 2002.
LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre experiência. Trad.: ANTUNES, Cristina e GERALDI, João Wanderley. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Políticas públicas e formação docente para atuação com a diversidade. In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos.; PIRES, J.; PIRES, G. N. L. (Org). Políticas e práticas educacionais inclusivas. Natal: EDUFRN, 2009. p. 73-91
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. A dimensão lúdica da música na infância. In: Anais... XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008.
SANTOS, Boaventura de Souza. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SCHAMBECK, Regina. Finck. Inclusão de alunos com deficiência na sala de aula: tendências de pesquisa e impactos na formação do professor de música. In: Revista da ABEM. Londrina, v.24, n.36, jan.jun. 2016. p. 23-35
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção: na área das necessidades educativas especiais. Unesco, Salamanca/Espanha, 1994. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2014.
VICTÓRIO, Márcia. O bê-a-bá do dó-ré-mi: reflexões e práticas sobre educação musical nas escolas de ensino básico. Rio de Janeiro, Wak, 2011.
UNESCO. Declaração de Sundberg. 1981. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2016.
UNICEF. Declaração Mundial de Educação para Todos nas Américas. 2000. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2016.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13932
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA