Educomunicação e inclusão: relato de experiências sobre práticas de rádio na escola Louis Braille de Pelotas

Alexia Ferreira Ribeiro, Larissa Patines, Matheus Fontoura Garcia, Thais Boa Nova Lettnin, Michele Negrini, Marislei da Silveira Ribeiro

Resumo


O foco deste trabalho é a realização de um relato de experiências sobre as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”, desenvolvido por professores e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas junto à Escola Louis Braille da cidade. Discentes e docentes da UFPel desenvolvem o programa “Rádio Corredor” na Escola, que é voltado para a inclusão e é utilizado como forma de suporte ao aprendizado. O artigo vai apresentar discussões acerca da Educomunicação e vai trazer alguns aspectos sobre a realização da Rádio Corredor, além de apresentar algumas opiniões de membros da Louis Braille pelotense.


Palavras-chave


Relato de experiências. Inclusão. Direitos sociais. Escola Louis Braille. Rádio Corredor.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicar é preciso. Núcleo de comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2017.

CORRÊA, Edison José. Extensão universitária, política institucional e inclusão social. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.1, n.1, p.12-15, jul./dez. 2003.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. [S. l.]: InstitutInternationaldesDroitsde l’Enfant (IDE), 2005.

GODOY, Elisangela Ribas. Rádio: um companheiro dos cegos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2003. Anais...Belo Horizonte, 2003.

MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica.São Paulo: Summus, 2001.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LEMOS,Luzieth Lira. A educomunicação como mediadora da inclusão do deficiente sensorial visual no processo comunicativo: um estudo de caso no Centro de Ensino Especial 1 do Gama-DF. 2013, 192f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.

PERUZZO, Cicília. Comunicação popular, comunitária e alternativa no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2015.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos.Rio de Janeiro: WVA, 1999.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13305

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA